Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385
Tipo: Artigo de Evento
Título : Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática
Autor : Bezerra, Hanna Marry Viana
Pereira, Ana Carolina Costa
Palabras clave : Navegação - Instrumento;Matemática;Ensino
Fecha de publicación : 2014
Citación : BEZERRA, Hanna Marry Viana; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Utilizando o quadrante no estudo de alguns conceitos matemáticos na formação inicial do professor de matemática. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 19-23 .Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumen en portugués brasileño: O quadrante é um dos mais antigos instrumentos de navegação e é anterior até mesmo ao astrolábio e a balestilha. Formado por um quarto de círculo dividido em noventa partes, tinha como principal finalidade medir a distância percorrida através do ângulo de inclinação da Estrela Polar. Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção e utilização do quadrante, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo do quadrante observando seus aspectos históricos. Estamos agora estudando a sua construção e analisando a matemática implícita nessa construção. Nosso intuito com esse trabalho é contribuir para o aumento de pesquisas que envolvam métodos diferenciados de ensino, principalmente para a área de formação inicial dos professores de Matemática.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47385
ISSN : 2359 1765
Aparece en las colecciones: LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_eve_hmvbezerra.pdf661,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.