Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leitão, Vanda Magalhães | - |
dc.contributor.author | Silveira, Selene Maria Penaforte | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T10:49:04Z | - |
dc.date.available | 2019-11-04T10:49:04Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | LEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7591-562-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Mercado de Letras | pt_BR |
dc.subject | Educação dos Deficientes Intelectuais | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade para estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação Intercultural | pt_BR |
dc.title | Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_capliv_vmleitaosmpsilveira.pdf | 11,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.