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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeitão, Vanda Magalhães-
dc.contributor.authorSilveira, Selene Maria Penaforte-
dc.date.accessioned2019-11-04T10:49:04Z-
dc.date.available2019-11-04T10:49:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLEITÃO, Vanda Magalhães; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte. Educação especial: marcos históricos e perspectivas atuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 13-36.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7591-562-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47379-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Mercado de Letraspt_BR
dc.subjectEducação dos Deficientes Intelectuaispt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectAcessibilidade para estudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Interculturalpt_BR
dc.titleEducação especial: marcos históricos e perspectivas atuaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA necessidade de um subsistema de educação que venha a atender às necessidades de uma população com características diferenciadas em seu processo de desenvolvimento ou em sua estrutura física, sensorial ou cognitiva surge por razões múltiplas. A mais relevante delas se dá no momento em que a escola comum se depara com a grande diversidade no desempenho escolar de crianças. Assim, a Educação Especial surge para oferecer atendimento, os guais a educação comum não contempla.[...]Na perspectiva do sistema nacional de educação, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino que acompanha o aluno desde a educação infantil até ao ensino superior, perpassando assim todos os níveis e outras modalidades de ensino. Tem como objetivo, o atendimento às necessidades educativas daqueles alunos que apresentam modos diferenciados de apreender o mundo e com ele interagir. Seu público alvo é composto por alunos com deficiência de natureza física, sensorial, intelectual ou mental, com transtornos globais do desenvolvimento e os alunos com altas habilidades ou superdotação.[...]pt_BR
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