Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47366
Type: Resumo
Title: Monitorias pet economia
Authors: Freire, Adria de Arruda Moura
Cândido, Sara Roberta Soares
Silva, Layane Cristine Câmara da
Nogueira, Gustavo Guilherme Barbosa
Sousa, Thiago Matheus de Paula
Pereira, Ricardo Antonio de Castro
Keywords: Auxiliar;Disciplinas;Monitorias
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FREIRE, Adria de Arruda Moura; et al. Monitorias pet economia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).
Abstract in Brazilian Portuguese: Introdução:A atividade busca reduzir as dificuldades encontradas pelos alunos de graduação em determinadas disciplinas, sobretudo as que apresentam alto índice de reprovação. Essa atividade é realizada através do acompanhamento individual e de aulas expositivas. As principais disciplinas que são abordadas são: Microeconomia, Macroeconomia, Estatística e Matemática. Há um foco específico em alunos do primeiro semestre, uma vez que é no primeiro semestre que ocorre a maior evasão, e esses alunos estão pouco habituados ao ambiente acadêmico, de modo que precisam de um auxílio maior nas disciplinas. Objetivos: Auxiliar os estudantes no aprendizado de disciplinas que registram um grande número de reprovações e evasão; reduzir a evasão geral no curso de economia que tem sido muito elevada; desenvolver os próprios bolsistas na formação de iniciação à docência; mitigar as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos nas disciplinas ligadas à área de métodos quantitativos. Metedologia:Cada bolsista do PET fica responsável por disponibilizar disciplinas e horários para monitorias, ficando na sala à disposição dos alunos para tirar dúvidas específicas. Os alunos também ficam livres para informar suas dificuldades aos bolsistas e propor horários para aulas tira-dúvidas. Resultados: Esperamos com essa atividade reduzir o índice de reprovação dos alunos nas disciplinas mais difíceis, incentivar os alunos à cooperação mútua no estudo das disciplinas e, consequentemente, reduzir a evasão. Promover um maior contato do PET com o corpo discente e fazer com que o discente possa se integrar cada vez mais ao meio acadêmico. Conclusão: São entregue aos alunos participantes, uma ficha que avaliará a didática dos bolsistas instrutores,além de pedir sugestões no intuito de aperfeiçoar a prática de ensino, parâmetros esses que guiarão o petiano no sentido de desenvolver a atividade com excelência. Até presente momento as avaliações têm sido positivas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47366
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_aamfreire.pdf48,64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.