Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Roselene Ferreira-
dc.date.accessioned2019-10-31T11:21:36Z-
dc.date.available2019-10-31T11:21:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSOUSA, Roselene Ferreira. O processo de ensino-aprendizagem em ciências nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Quixadá. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p. 729-738. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47307-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFECLESCpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem em ciências nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Quixadápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, em processo inicial de desenvolvimento no curso de Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará, tem por objetivo analisar até que ponto e por quais mediações a aprendizagem em Ciências dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Quixadá – CE - é utilizada na vida cotidiana, bem como observar a relação ensino-aprendizagem dos educandos, procurando identificar se ocorre a construção do conhecimento científico. A abordagem metodológica utilizada nesse estudo será descritiva e explicativa e as técnicas utilizadas na coleta de dados serão: observação direta sistemática, questionários e entrevistas semi-orientadas com os professores. A investigação acontecerá em escolas públicas municipais de Quixadá – Ceará, no Ensino Fundamental nos 8º e 9º anos. Após a realização da coleta dos dados, procederemos com a análise detalhada e interpretação dos mesmos, finalizando com o relatório de pesquisa, ou seja, a Dissertação. As interpretações dos dados coletados utilizarão a contribuição de teóricos relacionados ao ensino e aprendizagem de ciências, ao construtivismo e formação docente. Os achados desta pesquisa poderão subsidiar a discussão sobre a contribuição do ensino científico na formação dos estudantes no município de Quixadá, para que possam participar mais criticamente na tomada de decisões em assuntos que se relacionam com as Ciências.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_rfsousa2.pdf225,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.