Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Roselene Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-31T11:21:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-31T11:21:36Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Roselene Ferreira. O processo de ensino-aprendizagem em ciências nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Quixadá. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p. 729-738. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47307 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | FECLESC | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino-aprendizagem em ciências nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Quixadá | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho, em processo inicial de desenvolvimento no curso de Mestrado Acadêmico em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará, tem por objetivo analisar até que ponto e por quais mediações a aprendizagem em Ciências dos estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Quixadá – CE - é utilizada na vida cotidiana, bem como observar a relação ensino-aprendizagem dos educandos, procurando identificar se ocorre a construção do conhecimento científico. A abordagem metodológica utilizada nesse estudo será descritiva e explicativa e as técnicas utilizadas na coleta de dados serão: observação direta sistemática, questionários e entrevistas semi-orientadas com os professores. A investigação acontecerá em escolas públicas municipais de Quixadá – Ceará, no Ensino Fundamental nos 8º e 9º anos. Após a realização da coleta dos dados, procederemos com a análise detalhada e interpretação dos mesmos, finalizando com o relatório de pesquisa, ou seja, a Dissertação. As interpretações dos dados coletados utilizarão a contribuição de teóricos relacionados ao ensino e aprendizagem de ciências, ao construtivismo e formação docente. Os achados desta pesquisa poderão subsidiar a discussão sobre a contribuição do ensino científico na formação dos estudantes no município de Quixadá, para que possam participar mais criticamente na tomada de decisões em assuntos que se relacionam com as Ciências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_rfsousa2.pdf | 225,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.