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Tipo: Artigo de Evento
Título: A educação popular como instrumento de mediação no processo de inclusão social de adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Araújo, Silvia Letícia Carneiro
Nobre, Iziane Silvestre
Sousa, Maria das Dores Alves
Palavras-chave: Educação;Movimento de Cultura Popular;Adolescentes
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: FECLESC
Citação: ARAÚJO, Silvia Letícia Carneiro; NOBRE, Iziane Silvestre; SOUSA, Maria das Dores Alves. A educação popular como instrumento de mediação no processo de inclusão social de adolescentes em conflito com a lei. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010, Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p. 244-266. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneo
Resumo: Esta pesquisa tem como lócus as práticas de inclusão social desenvolvidas pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua do Ceará - MNMMR a partir de ações de Educação Popular na comunidade do Grande Lagamar. A comunidade é composta pelos bairros: Pio XII, São João do Tauape, Alto da Balança e Aerolândia, localizada no município de Fortaleza, Ceará. Nesta funciona O MNMMR, movimento organizado que tem um histórico de lutas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei. Os objetivos da pesquisa são analisar os aspectos que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais, como é realizada sua reintegração social, quais medidas de proteção estão sendo aplicadas e como a Educação Popular pode contribuir para modificar as relações sociais no processo de reintegração comunitária, familiar e na reconstrução dos projetos de vida dos adolescentes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47303
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