Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47228
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cano, Waldenice Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:02:10Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T13:02:10Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | CANO, Waldenice Moreira. Uma aplicação pedagógica da terminologia: um dicionario escolar de ciências. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-7874 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47228 | - |
dc.description.abstract | After the establishment of the importance of the technical dictionary as the principal instrument in the collection and recovery of scientific facts, as well as a reference and research instrument, a proposal is made to develop a dictionary of Sciences for basic education. The Comunicative Theory of Terminology was chosen as a theoretical-methodological support. The choice is due to the fact that it deals with living specialized knowledge, that is, knowledge as the fruit of actual specialized communication established among interlocutors. A sample of preliminary results is included. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Terminologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia - Dicionários | pt_BR |
dc.title | Uma aplicação pedagógica da terminologia: um dicionario escolar de ciências | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A partir da constatação da importância do dicionário técnico, como instrumento principal na armazenagem e na recuperação dos fatos linguísticos, além de obra de consulta e de pesquisa, propusemos elaborar um dicionário de Ciências para o ensino fundamental. Como suporte teórico-metodológico foi escolhida a Teoria Comunicativa da Terminologia por ser a teoria que trata o conhecimento especializado “in vivo”, isto é, fruto da comunicação especializada real estabelecida entre os interlocutores. O trabalho inclui uma amostra dos resultados preliminares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_wmcano.pdf | 154,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.