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dc.contributor.authorOliveira, Jakson José Gomes de-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Lúcia Almeida de-
dc.date.accessioned2019-10-29T17:55:11Z-
dc.date.available2019-10-29T17:55:11Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jakson José Gomes de; OLIVEIRA, Ana Lúcia Almeida de. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): caminhos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no Pará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 156-169, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (Impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47178-
dc.description.abstractThis article has as general objective to reflect on propositions of the Common National Base Curricular (BNCC) and which paths have been taken to make it effective in the municipality of Senador José Porfírio in the State of Pará. As for the specifics: to contextualize the preparation of BNCC; to understand the legal milestones in the elaboration of BNCC; to know the paths to its effectiveness. The methodology adopted was the qualitative. The method of analysis is descriptive hermeneutics, having observation as an instrument for production of information. It brings in its context a contextualization of BNCC, its elaboration’s legal aspects, some basic concepts and, furthermore, describes the effectiveness of BNCC in the basic education curriculum in the municipality above. The conclusions indicate that BNCC aims to standardize basic education in all types of teaching. BNCC is not a curriculum, but a document for its elaboration or re-elaboration, however, there is a need for this document it is mandatory by law that it is implemented in basic education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleReflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): caminhos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no Parápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo geral refletir sobre o que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quais os caminhos percorridos para sua efetivação no município de Senador José Porfírio no estado do Pará. Apresenta os seguintes objetivos específicos: contextualizar a elaboração da BNCC; compreender os marcos legais na elaboração da BNCC; conhecer os caminhos para sua efetivação. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. O método de análise é a hermenêutica descritiva, tendo a observação como instrumento de produção de informações. Traz, em seu bojo, uma contextualização sobre a BNCC, seus aspectos legais para elaboração, alguns conceitos básicos e, ainda, descreve a efetivação da BNCC no currículo da educação básica no município supracitado. As conclusões apontam que a BNCC tem por objetivo padronizar o ensino básico em todas as modalidades de ensino. A BNCC não é um currículo, mas um documento norteador para sua elaboração ou reelaboração; todavia, existe a necessidade de um aprofundamento sobre este documento, que apresenta, em seu contexto, força de lei para sua implantação na educação básica.concepts and, furthermore, describes the effectiveness of BNCC in the basic education curriculum in the municipality above. The conclusions indicate that BNCC aims to standardize basic education in all types of teaching. BNCC is not a curriculum, but a document for its elaboration or re-elaboration, however, there is a need for this document it is mandatory by law that it is implemented in basic educationpt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo general reflejar sobre lo que propone la Base Nacional Común Curricular (BNCC) y cuáles los caminos recorridos para su efectuación en el Municipio de Senador José Porfírio en el Estado de Pará. En cuanto a los específicos: contextualizar la elaboración de la BNCC; comprender los marcos legales en la elaboración de la BNCC; conocer los caminos para su efectuación. Como metodología se adoptó el abordaje cualitativo. El método de análisis es la hermenéutica descriptiva, teniendo como instrumento de producción de informaciones, la observación. Trae en su centro una contextualización sobre a BNCC, sus aspectos legales para elaboración, algunos conceptos básicos y, aún, describe a efectuación de la BNCC en el currículo de la educación básica en el municipio ya mencionado. Las conclusiones apuntan que la BNCC tiene por objetivo estandarizar la enseñanza básica en todas las modalidades de enseñanza. A BNCC no es un currículo, pero un documento rector para su elaboración o reelaboración, todavía, hay la necesidad de una profundización sobre este documento que trae en su contexto fuerza de ley para su implantación en la educación básica.pt_BR
dc.title.enReflections on the Common National Curricular (BNCC): pathways for its effectiveness in the municipality of Senador José Profírio in Parápt_BR
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