Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastilho, Suely Dulce de-
dc.contributor.authorSantos, Silvana Alves dos-
dc.date.accessioned2019-10-29T17:37:29Z-
dc.date.available2019-10-29T17:37:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCASTILHO, Suely Dulce de; SANTOS, Silvana Alves dos. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 93-109, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn2526-0847 (Online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (Impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47170-
dc.description.abstractThis article aims to understand the importance of teacher’s knowledge from the Quilombola State School Reunidas de Cachoeira Rica, from the quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, at the implementation of pedagogical actions that promote the identities and local knowledge. This research is characterized as ethnographic. The main instruments of collecting data were the semi-structured interview and the participant observation. The results point out that even in frontof few pedagogical and structural resources, the professor creates and recreates significant activities to the quilombola students, moving the constructed knowledge throughout her professional trajectory and the community.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocente-ensinopt_BR
dc.subjectExperiência acadêmicapt_BR
dc.subjectQuilombolas-ensinopt_BR
dc.titleO saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva compreender a importância do saber experiencial de uma professora da Escola Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, do quilombo Itambé, na Chapada dos Guimarães (MT), considerando o cenário no qual ocorre a educação escolar, a história de vida da professora, as ações pedagógicas e os saberes mobilizados por ela para driblar as dificuldades que permeiam o ambiente escolar. A pesquisa se caracteriza como etnográfica. A entrevista semiestruturada e a observação participante foram os principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados apontam que, mesmo diante de parcos recursos pedagógicos e estruturais, a professora cria e recria atividades significativas aos estudantes quilombolas, mobilizando saberes construídos ao longo de sua trajetória de vida, profissional e na comunidade.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo objetiva comprender la importancia del saber experiencial de una profesora de la Escuela Estadual Quilombola Reunidas de Cachoeira Rica, del quilombo Itambé / Chapada dos Guimarães / MT, en la implementación de acciones pedagógicas que promueven las identidades y los saberes locales. La investigación se caracteriza como etnográfica. La entrevista semiestructurada y la observación participante fueron los principales instrumentos de recolección de datos. Los resultados apuntan que, incluso ante escasos recursos pedagógicos y estructurales, la profesora crea y recrea actividades significativas a los alumnos quilombolas, movilizando saberes construidos a lo largo de su trayectoria profesional y en la comunidad.pt_BR
dc.title.enTeacher’s knowledge and its importance for Quilombola school educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_sdcastilho.pdf247,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.