Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4714
Type: Artigo de Periódico
Title: Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
Title in English: Learning of fundamental education teachers in educational workshops on adolescents’ health
Authors: Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Sousa, Itamara da Costa
Keywords: Promoção da Saúde;Educação em Saúde;Saúde do Adolescente
Issue Date: 2011
Publisher: Revista RENE
Citation: MACHADO, M. F. A. S. ; SOUSA, I. C. Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente. Rev. Rene, Fortaleza, v. 12, n. 4, p. 716-23, out./dez. 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares.
Abstract: This research aimed to assess the learning process of teachers, based on educational workshops concerning health promotion for adolescents. This is a descriptive-qualitative study carried out with eight fundamental education teachers in 2009. A questionnaire was used to collect data regarding the knowledge acquired by teachers in educational workshops and the Collective Subject Speech was used to analyze it. Health understanding was evidenced as a requirement for quality of life and health education as tool to awareness and transformation. Teachers enlarged their knowledge on drugs and their consequences; and concerning adolescents’ biopsychosocial changes they presented satisfactory understanding on the main changes that happened in such phase. We believe that the educational process developed was significant for the construction of future practices of teachers with the students.
Abstract in Spanish: El objetivo de la investigación fue verificar el proceso del aprendizaje de profesoras a través de talleres educativos en lo que se refire a la promoción de la salud de los adolescentes. Se trata de un estudio cualitativo, con ocho profesoras de la enseñanza básica, durante el año de 2009. Se utilizó una encuesta para recolecctar los datos en relación al conocimiento aprehendido por las profesoras en los talleres educativos y el Discurso del Sujeto Colectivo para el análisis. Se verificó la comprensión de salud como base para la cualidad de vida y educación en salud como herramienta para la tomada de conciencia y el cambio. Acerca de las drogas, las profesoras ampliaron el conocimiento sobre sus consecuencias y los cambios biopsicosociales de los adolescentes, presentaron satisfactoria comprensión sobre las principales transformaciones ocurridas. Se cree que el proceso educativo desarrollado fue significativo para futuras práticas junto a los escolares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4714
ISSN: 1517-3852 Impressa
2175-6783 On line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_mfasmachado.pdf769,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.