Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47130
Tipo: TCC
Título: Qualidade físico-química de efluentes domésticos e de piscicultura da cidade de Pentecoste, Ceará
Autor(es): Alves, Manoel
Orientador: Sá, Marcelo Vinícius do Carmo e
Palavras-chave: Engenharia de Pesca
Data do documento: 2010
Citação: ALVES, Manoel. Qualidade físico-química de efluentes domésticos e de piscicultura da cidade de Pentecoste, Ceará. 2010. 27 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: 0 presente trabalho teve como objetivo comparar a qualidade fisico-quimica de efluentes domésticos da cidade de Pentecoste no Ceará, com a de viveiros de piscicultura do Centro de Pesquisa em Aquicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas — DNOCS, que fica localizado na mesma cidade. 0 trabalho teve três campanhas de coletas, com intervalo de 30 dias entre elas. Em cada campanha foram coletadas quatro amostras em diferentes pontos de cada um dos seguintes locais: (1) canal de abastecimento dos viveiros do Centro de Pesquisas em Aquicultura (CPAq) do DNOCS; (2) canal de drenagem dos viveiros do CPAq/DNOCS; (3) água da torneira de quatro residências localizadas na cidade de Pentecoste e (4) canal de lançamento de esgotos domésticos da cidade de Pentecoste. Em laboratório, as amostras foram analisadas para oxigênio dissolvido, amônia total, CO2 livre, nitrito, fósforo reativo, condutividade elétrica, DQO e pH, de acordo com as respectivas metodologiaspaddies. Os resultados obtidos foram analisados pela ANO VA unifatorial, comparando-se as médias quando houver diferença significativa entre elas, pelo teste de Tukey (P<0.05). A concentração média de oxigênio dissolvido no esgoto doméstico foi significativamente menor que as concentrações de oxigênio dissolvido observadas na água da torneira e nos afluentes e efluentes de viveiros de piscicultura. As concentrações de CO2 livre, N amoniacal total, nitrito, fósforo reativo e DQO do esgoto domestico foram significativamente maiores que o observado na água da torneira, afluentes e nos efluentes dos viveiros de piscicultura. Concluiu-se que os esgotos domésticos da cidade de Pentecoste têm contribuição muito maior na eutrofização dos corpos de água receptores que os efluentes de piscicultura do CPAq/DNOCS.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47130
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_malves.pdf12,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.