Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Dayana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-25T11:13:37Z | - |
dc.date.available | 2019-10-25T11:13:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Dayana Silva de. A consonância entre educação, cultura e patrimônio: um estudo das ações educacionais e pedagógicas da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. 2019. 149f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47110 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to study the historical process of creation and development, the pedagogical and educational work of the School of Arts and Trades Thomaz Pompeu Sobrinho - EAOTPS, located in the neighborhood of Jacarecanga in the city of Fortaleza, Ceará. It is also proposed to verify the impacts of its educational proposal in the field of heritage education in the alumni, through their own narratives. We will see here a reflexive study on educational formation, based on its courses offered to the community strengthen; the results that awaken in students from reports of their appropriations and their memories. Researching educational institutions such as EAOTPS contributes to the identification, appropriation, conservation and preservation of the cultural heritage of Ceará. This is a qualitative research in the field of the history of education, where it was chosen to make a study with texts, analysis and interpretations. Among the methodological procedures used are field research, bibliographical research and documentary research. The narratives of the subjects participating in the School (employees, former employees and former students) were a significant source of data for this study. The work brings in its results the study and reflection on the history and memory of an educational institution and the pedagogical actions that contribute to the preservation and appreciation of the cultural heritage of Ceará. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | História e memória | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Cultural | pt_BR |
dc.title | A consonância entre educação, cultura e patrimônio: um estudo das ações educacionais e pedagógicas da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese realiza um estudo sobre o processo histórico da criação e desenvolvimento, do trabalho pedagógico e educacional da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho – EAOTPS, localizada no bairro de Jacarecanga na cidade de Fortaleza, Ceará. Propõe-se também identificar e refletir sobre os impactos de sua proposta educacional no âmbito da educação patrimonial nos discentes egressos, através de suas próprias narrativas. Juntamente, foi feito um estudo reflexivo sobre a formação educacional, com base em seus cursos oferecidos à comunidade fortalezense, e os resultados que despertam nos alunos a partir de relatos de suas apropriações e suas memórias. Esta é uma pesquisa qualitativa no campo da história da educação, onde optou-se por fazer um estudo bibliográfico, análises e interpretações. Os referenciais teóricos perpassaram pelo campo da Educação, tais como Paulo Freire (1981, 1986, 2003), Brandão (1989), Charlot (2013), Libaneo (2012), Gohn (2010); no campo de estudo da História e memória como Chartier (1988), Ricoeur (2007), Nora (1993); na área do patrimônio cultural e educação patrimonial Horta, Grunberg, Queiroz (1999), Tolentino (2012), Florêncio (2014), dentre outras áreas das ciências humanas das quais foram necessárias para fundamentar a pesquisa. Dentre os procedimentos metodológicos utilizados estão a pesquisa de campo, a pesquisa documental, e o uso de entrevistas semi-estruturadas para obter as narrativas dos participantes deste trabalho. As narrativas dos sujeitos participantes da EAOTPS (funcionários, ex-funcionários, convidados a colaboração na construção da escola e egressos) foram fonte significativa de dados para este estudo. O trabalho traz em seus resultados o estudo e a reflexão sobre a história e memória de uma instituição educativa e das ações pedagógicas que contribuem para preservação e valorização do patrimônio cultural cearense. Pesquisar instituições educacionais como a EAOTPS contribui para a identificação, apropriação, conservação e preservação do patrimônio cultural cearense. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tese_dsdeoliveira.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.