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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo
Autor(es): Batista, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita
Palavras-chave: Linguística;Semiótica;Persuasão (Retórica)
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: BATISTA, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita. A enunciação: do fazer persuasivo ao interpretativo. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002.
Resumo: A sócios semiótica e a semântica cognitiva, em especial os trabalhos de Pais e Pottier, consideram a enunciação como um percurso que, partindo da mente do emissor, só está concluído na mente do receptor. Apresenta várias etapas, desde a percepção dos objetos do mundo natural pelo sujeito enunciador até a implantação na mente do enunciatário dos elementos linguísticos produzidos em discurso. O presente trabalho consiste em uma análise das duas faces do percurso da enunciação com as diferentes etapas que as constituem.
Abstract: The social-semiotic and the cognitive semantics, in special the works of Pais and Pottier, consider the articulation as a passage that, leaving the mind of the sender, is only concluded in the mind of the sink. It presents some stages, since the perception of objects of the natural world for the enunciator subject until the implantation in the mind of the “enunciatário” of the produced linguistic elements in speech. The present work consists of an analysis of the two faces of the passage of the articulation with the different stages that constitute them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46991
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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