Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Antonia Lucia Calixto-
dc.contributor.authorMota, Bruna Germana Nunes-
dc.contributor.authorLeão, Samira Silva-
dc.date.accessioned2019-10-22T17:30:20Z-
dc.date.available2019-10-22T17:30:20Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Antonia Lucia Calixto; MOTA, Bruna Germana Nunes; LEÃO, Samira Silva. Reflexão sobre a docência e a inclusão. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 57-71.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-444-1688-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46981-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora CRVpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolítica de Inclusão Socialpt_BR
dc.subjectDocência - Inclusãopt_BR
dc.subjectAEE - Atendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.titleReflexão sobre a docência e a inclusãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, com o intuito de refletir sobre a trajetória do histórico da educação inclusiva por meio de discussões sobre a reformulação das leis, decretos e legislações referente ao tratamento que estas pessoas necessitam, do assistencialismo e da inclusão no âmbito escolar regular. Para compreender como se desenvolveu esta trajetória temos que entender os conceitos de inclusão, como consequência da exclusão social. O rumo da educação especial no Brasil frente ao paradigma da educação inclusiva inovou ao criar o atendimento educacional especializado - (AEE) que promove o desenvolvimento de habilidades extracurriculares nos ensinos regulares inclusivos. Quando são devidamente interpretadas e proporcionadas às escolas comuns, o AEE pode provocar a mudança que se espera no ensino comum, com o auxílio da Sala de Recursos Multifuncionais pode, de certa forma, atender as exigências de uma educação para todos. Realizando um breve histórico sobre a inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais no Brasil, iremos acompanhar o desenvolvimento do processo desta inclusão, desde os hospícios até a inclusão no ambiente educacional.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_alcsilvabgnmota.pdf7,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.