Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Antonia Lucia Calixto | - |
dc.contributor.author | Mota, Bruna Germana Nunes | - |
dc.contributor.author | Leão, Samira Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T17:30:20Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T17:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antonia Lucia Calixto; MOTA, Bruna Germana Nunes; LEÃO, Samira Silva. Reflexão sobre a docência e a inclusão. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 57-71. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1688-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46981 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora CRV | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Política de Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Docência - Inclusão | pt_BR |
dc.subject | AEE - Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.title | Reflexão sobre a docência e a inclusão | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino, com o intuito de refletir sobre a trajetória do histórico da educação inclusiva por meio de discussões sobre a reformulação das leis, decretos e legislações referente ao tratamento que estas pessoas necessitam, do assistencialismo e da inclusão no âmbito escolar regular. Para compreender como se desenvolveu esta trajetória temos que entender os conceitos de inclusão, como consequência da exclusão social. O rumo da educação especial no Brasil frente ao paradigma da educação inclusiva inovou ao criar o atendimento educacional especializado - (AEE) que promove o desenvolvimento de habilidades extracurriculares nos ensinos regulares inclusivos. Quando são devidamente interpretadas e proporcionadas às escolas comuns, o AEE pode provocar a mudança que se espera no ensino comum, com o auxílio da Sala de Recursos Multifuncionais pode, de certa forma, atender as exigências de uma educação para todos. Realizando um breve histórico sobre a inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais no Brasil, iremos acompanhar o desenvolvimento do processo desta inclusão, desde os hospícios até a inclusão no ambiente educacional.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_alcsilvabgnmota.pdf | 7,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.