Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46967
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O professor mediador e atividades significativas de matemática: ressignificando a aprendizagem |
Autor(es): | Fontenele, Izabel Cristina Pereira Araújo Magalhães, Elisângela Bezerra Marinho, Marcos Wender Santiago |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino;Capacidade de aprendizagem;Matemática (Ensino fundamental) |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora CRV |
Citação: | FONTENELE, Izabel Cristina Pereira Araújo; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; MARINHO, Marcos Wender Santiago. O professor mediador e atividades significativas de matemática: ressignificando a aprendizagem. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 13-31. |
Resumo: | Embora o surgimento de vários progressos em relação ao ensino de matemática, a realidade evidencia questões problemáticas presentes no exercício pedagógico e provoca os professores a pensarem sobre os processos de ensino e aprendizagem nessa área do conhecimento.[...]O interesse por essa pesquisa surgiu diante da experiência dos autores com o terna e a partir de discussões sobre uma observação de dificuldade com alguns estudantes no 6°ano do ensino fundamental II de urna escola particular de Fortaleza Ceará. Percebemos que as dificuldades na compreensão dos conteúdos estavam deixando os alunos desestimulados, desmotivados bem corno perdendo a curiosidade pelos conteúdos causando desinteresse e antipatia pela disciplina. As dificuldades de capacidades matemáticas apresentadas pelo individuo trazem prejuízos significativos em tarefas da vida diária que exigem tal habilidade. (SANCHEZ 2004, pg.177). Essa é uma das causas do transtorno na matemática que pode prejudicar o .estudante na sua vida, principalmente quando estiver na idade adulta. Escolhemos o 6° ano porque, embora a maioria das escolas trate a transição como algo natural, na realidade é complicado, os estudantes sentem muitas dificuldades, principalmente na disciplina matemática. O principal objetivo desta pesquisa é analisar se o ensino da matemática baseado em atividades matemáticas significativas motivam os estudantes para aprendizagem.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46967 |
ISBN: | 978-85-444-1688-4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_icpafonteneleebmagalhes.pdf | 9,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.