Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46958
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Poder e saber em Foucault: uma reflexão sobre essa relação dentro dos assentamentos rurais
Autor(es): Costa, Nejme Nogueira
Palavras-chave: Foucault, Michel, 1926-1984;Filosofia moderna;Sociologia - Filosofia
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Editora Gráfica LCR
Citação: COSTA, Nejme Nogueira. Poder e saber em Foucault: uma reflexão sobre essa relação dentro dos assentamentos rurais. In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 141-150.
Resumo: Este artigo foi produzido dentro da disciplina "Correntes Modernas da Filosofia da Ciência" e pretende realizar uma análise do pensamento de Michel Foucault sobre a relação saber/poder. Essa análise estará associada às relações de poder e saber que se estabelecem dentro dos assentamentos rurais entre os assentados e os profissionais que lá trabalham. Iremos refletir sobre o discurso que define e caracteriza essa relação, tomando como base uma questão bem específica, qual seja, a definição do modo de exploração da terra que objetiva tornar o assentamento uma unidade produtiva . Foucault quando discute a questão do poder em suas obras, não o trata como algo isolado e abstrato, mas referendando-se, procurando identificá-lo e entendê-lo em práticas concretas. Talvez ele jamais tivesse pensado em relacioná-Io com as experiências vividas em assentamentos rurais, mas esta é a minha referência para entender o poder que perpassa e se exerce nas relações sociais.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46958
ISBN: 85-86627-13-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_nncosta.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.