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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Resgatando o sentido histórico-pedagógico do pensamento nietzschiano
Autor(es): Xavier, Lila Clotilde Barbosa
Palavras-chave: Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900;Filosofia moderna;Educação - Aspectos sociais
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Editora Gráfica LCR
Citação: XAVIER, Lila Clotilde Barbosa. Resgatando o sentido histórico-pedagógico do pensamento nietzschiano. In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 71-83.
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a filosofia nietzscheana numa perspectiva pedagógica, considerando, principalmente, suas críticas aos "métodos antinaturais de educação" propagados pelo sistema educacional alemão. Nietzsche não admitia e se recusava terminantemente a considerar a atividade educativa-criadora como uma obrigação intelectual, cuja finalidade era a formação de homens tanto quanto possível úteis e rentáveis à sociedade. Para ele a educação tinha outro caráter, devia ter em mente a formação de personalidades harmoniosamente amadurecidas e desenvolvidas. Acreditava na educação como um dos meios de desenvolver a vontade de potência latente nos homens estimulando-o a ser tal como é e não como deveria ser. O ponto de partida para a reflexão do pensamento nietzschiano foi o fato da filosofia provocar "um sentimento de alegre liberdade, como se o homem se pusesse sobre a ponta dos pés e, graças a um júbilo interior, fosse obrigado literalmente a dançar". (Nietzsche, 1878) Usufruindo dessa liberdade e de posse de seus livros que ensinam a dançar, recortei, os aspectos que reforçam a idéia de Nietzsche como educador, bem como de procedimentos pedagógicos, ou de técnicas libertadoras que assumirão o desafio de educar o homem para serem "águias", com instintos, habilidades e sentidos aguçados para enfrentarem os perigos de frente. De posse. dos recortes não intentamos torná-Ias exequíveis, no nosso tempo, ou aplicá-Ias de modo excessivamente sistemático, pois esbarraríamos nos limites impostos pelas tendências pedagógicas centralizadas, nas idéias que pregam a racional idade e a produtividade do sistema e do trabalho.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46955
ISBN: 85-86627-13-5
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