Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46954
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.contributor.author | Loiola, Francisco das Chagas | - |
dc.contributor.author | Andrade, Rosimeire Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-21T14:45:19Z | - |
dc.date.available | 2019-10-21T14:45:19Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, Francisca Geny; LOIOLA, Francisco das Chagas; ANDRADE, Rosimeire Costa de. Olhar foucaltiano sobre a educação em escolas e creches . In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 129-139. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-86627-13-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46954 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Gráfica LCR | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984. | pt_BR |
dc.subject | Sociologia - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Olhar foucaltiano sobre a educação em escolas e creches | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nossa intenção é fazer breve leitura reflexiva a respeito das práticas disciplinadoras compartilhadas por aqueles(as) que frequentam escolas e creches diariamente. Para tal intento, recorreremos tanto às pesquisas desenvolvidas em escolas públicas e creches comunitárias de Fortaleza e região metropolitana quanto aos estudos de Michel Foucault, especialmente aqueles que tratam das relações de poder e disciplina. Nesta perspectiva, este estudo é uma tentativa de analisar o modo como essas instituições organizam e administram o tempo, o espaço e as interações cotidianamente em seu interior. As escolas e as creches, como espaços aos quais milhões de brasileiros frequentam todos os dias, é parte integrante de um conjunto de instituições que vão introduzir novos elementos de controle sobre o corpo. Esses elementos, segundo Foucault, são: a escala (trabalhar o corpo detalhadamente, ter sobre ele uma coerção sem folga, mantê-lo no nível da mecânica), o objeto (preocupação com a economia, eficácia e organização interna dos movimentos, com ênfase no exercício) e a modalidade do controle (preocupação constante com os processos da atividade, com ênfase no tempo, no espaço e nos movimentos).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_capliv_fglustosafcloiola.pdf | 5,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.