Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorLoiola, Francisco das Chagas-
dc.contributor.authorAndrade, Rosimeire Costa de-
dc.date.accessioned2019-10-21T14:45:19Z-
dc.date.available2019-10-21T14:45:19Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Francisca Geny; LOIOLA, Francisco das Chagas; ANDRADE, Rosimeire Costa de. Olhar foucaltiano sobre a educação em escolas e creches . In: VASCONCELOS, José Gerardo; MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; FONTELES FILHO, José Mendes (orgs.). Ditos (mau)ditos. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2001. p. 129-139.pt_BR
dc.identifier.isbn85-86627-13-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46954-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Gráfica LCRpt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984.pt_BR
dc.subjectSociologia - Filosofiapt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.titleOlhar foucaltiano sobre a educação em escolas e crechespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa intenção é fazer breve leitura reflexiva a respeito das práticas disciplinadoras compartilhadas por aqueles(as) que frequentam escolas e creches diariamente. Para tal intento, recorreremos tanto às pesquisas desenvolvidas em escolas públicas e creches comunitárias de Fortaleza e região metropolitana quanto aos estudos de Michel Foucault, especialmente aqueles que tratam das relações de poder e disciplina. Nesta perspectiva, este estudo é uma tentativa de analisar o modo como essas instituições organizam e administram o tempo, o espaço e as interações cotidianamente em seu interior. As escolas e as creches, como espaços aos quais milhões de brasileiros frequentam todos os dias, é parte integrante de um conjunto de instituições que vão introduzir novos elementos de controle sobre o corpo. Esses elementos, segundo Foucault, são: a escala (trabalhar o corpo detalhadamente, ter sobre ele uma coerção sem folga, mantê-lo no nível da mecânica), o objeto (preocupação com a economia, eficácia e organização interna dos movimentos, com ênfase no exercício) e a modalidade do controle (preocupação constante com os processos da atividade, com ênfase no tempo, no espaço e nos movimentos).[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_capliv_fglustosafcloiola.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.