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Tipo: Artigo de Evento
Título: Ele é doente, não mexe com ele não!, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docência
Autor(es): Sales, Ana Carolina Lima
Costa, Gyselle Freire
Beserra, Raquel Carine Martins
Silva, Verônica Cabral da
Palavras-chave: Inclusão;Docência;Ensino
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UERN
Citação: SALES, Ana Carolina Lima; COSTA, Gyselle Freire; BESERRA, Raquel Carine Martins; SILVA, Verônica Cabral da. “Ele é doente, não mexe com ele não!”, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docência”. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.
Resumo: Das discussões que se traça, a intenção é realizar uma reflexão inicial sobre a relação entre algumas experiências pedagógicas no ensino fundamental com crianças inseridas na rede municipal de Fortaleza e as contribuições teóricas do campo da sociologia e da educação popular. O centro do estudo tece considerações sobre as pessoas com deficiência, as educações e, sobretudo, as nossas diferenças. A abordagem metodológica teve base na pesquisa de tipo qualitativa. Dos procedimentos utilizados, há: conversas informais e observações com o registro em diário de campo, em concomitância aos estudos bibliográficos, tomando como centralidade as contribuições da Sociologia e da Educação Popular. Dentre os resultados encontrados, há: estar como estudante regular, independente de diferenças várias, é um mesmo instante de qualquer outro, um direito que não se distingue; igualdade de tratamento é fundamental; a materialização dos direitos é um processo de luta política, denúncia, de trabalho coletivo, por isso, a necessidade e garantia de um corpo de profissionais que trabalhem coletivamente e junto às comunidades. Em síntese, o presente estudo é parte de reflexões e estudos permanentes para o trabalho com as diferenças pautadas num campo multicultural. Este tem contribuído, sobremaneira, para pensar a educação como educações, a diferença como diferenças e a inclusão como inclusões, diante de uma realidade complexa e particular que exige sensibilidade, estudo e engajamento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46940
ISSN: 978-85-61693-24-4
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