Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sales, Ana Carolina Lima | - |
dc.contributor.author | Costa, Gyselle Freire | - |
dc.contributor.author | Beserra, Raquel Carine Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Verônica Cabral da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-18T18:52:50Z | - |
dc.date.available | 2019-10-18T18:52:50Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Ana Carolina Lima; COSTA, Gyselle Freire; BESERRA, Raquel Carine Martins; SILVA, Verônica Cabral da. “Ele é doente, não mexe com ele não!”, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docência”. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-61693-24-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46940 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UERN | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Ele é doente, não mexe com ele não!, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Das discussões que se traça, a intenção é realizar uma reflexão inicial sobre a relação entre algumas experiências pedagógicas no ensino fundamental com crianças inseridas na rede municipal de Fortaleza e as contribuições teóricas do campo da sociologia e da educação popular. O centro do estudo tece considerações sobre as pessoas com deficiência, as educações e, sobretudo, as nossas diferenças. A abordagem metodológica teve base na pesquisa de tipo qualitativa. Dos procedimentos utilizados, há: conversas informais e observações com o registro em diário de campo, em concomitância aos estudos bibliográficos, tomando como centralidade as contribuições da Sociologia e da Educação Popular. Dentre os resultados encontrados, há: estar como estudante regular, independente de diferenças várias, é um mesmo instante de qualquer outro, um direito que não se distingue; igualdade de tratamento é fundamental; a materialização dos direitos é um processo de luta política, denúncia, de trabalho coletivo, por isso, a necessidade e garantia de um corpo de profissionais que trabalhem coletivamente e junto às comunidades. Em síntese, o presente estudo é parte de reflexões e estudos permanentes para o trabalho com as diferenças pautadas num campo multicultural. Este tem contribuído, sobremaneira, para pensar a educação como educações, a diferença como diferenças e a inclusão como inclusões, diante de uma realidade complexa e particular que exige sensibilidade, estudo e engajamento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_aglsales.pdf | 321,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.