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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Ana Carolina Lima-
dc.contributor.authorCosta, Gyselle Freire-
dc.contributor.authorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorSilva, Verônica Cabral da-
dc.date.accessioned2019-10-18T18:52:50Z-
dc.date.available2019-10-18T18:52:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSALES, Ana Carolina Lima; COSTA, Gyselle Freire; BESERRA, Raquel Carine Martins; SILVA, Verônica Cabral da. “Ele é doente, não mexe com ele não!”, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docência”. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.issn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46940-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleEle é doente, não mexe com ele não!, reflexões sobre as inclusões sociais e os desafios à docênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDas discussões que se traça, a intenção é realizar uma reflexão inicial sobre a relação entre algumas experiências pedagógicas no ensino fundamental com crianças inseridas na rede municipal de Fortaleza e as contribuições teóricas do campo da sociologia e da educação popular. O centro do estudo tece considerações sobre as pessoas com deficiência, as educações e, sobretudo, as nossas diferenças. A abordagem metodológica teve base na pesquisa de tipo qualitativa. Dos procedimentos utilizados, há: conversas informais e observações com o registro em diário de campo, em concomitância aos estudos bibliográficos, tomando como centralidade as contribuições da Sociologia e da Educação Popular. Dentre os resultados encontrados, há: estar como estudante regular, independente de diferenças várias, é um mesmo instante de qualquer outro, um direito que não se distingue; igualdade de tratamento é fundamental; a materialização dos direitos é um processo de luta política, denúncia, de trabalho coletivo, por isso, a necessidade e garantia de um corpo de profissionais que trabalhem coletivamente e junto às comunidades. Em síntese, o presente estudo é parte de reflexões e estudos permanentes para o trabalho com as diferenças pautadas num campo multicultural. Este tem contribuído, sobremaneira, para pensar a educação como educações, a diferença como diferenças e a inclusão como inclusões, diante de uma realidade complexa e particular que exige sensibilidade, estudo e engajamento.pt_BR
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