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dc.contributor.advisorElias, Liana Rosa-
dc.contributor.authorFarias, Maria Julia Melo-
dc.date.accessioned2019-10-18T12:06:38Z-
dc.date.available2019-10-18T12:06:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFARIAS, M. J. M.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46918-
dc.descriptionFARIAS, M. J. M. Categorização e análise pragmática da competência francesa para o analista do comportamento nas organizações. 2014. TCC (Curso de graduação em Psicologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2014.pt_BR
dc.description.abstractThe French racing is a relatively new trend and there are few papers written about this subject, since most of the studies produced which speak of competence refer to the current American racing. The aim of this study is to categorize the concept of French jurisdiction (CF) to analyze the usefulness of this concept as an instrument or a tool for the analyst 's behavior in organizations, using for this pragmatists propositions used as a reference analysis. In other words, it is intended to evaluate the instrumental value (practical) of the French concept of competence in the field of behavior analysis (CA) applied to organizations. Thus, to meet the objectives of this work, a conceptual survey was conducted around the CF and then operationalized conceptually chain of CF, with its definition and essential characteristics through five categories of analysis of CF: 1 - Synergistic Combinations CHA; 2 - Focus on Performance; 3 - Training and qualification; 4 - Add value to the organization and the individual; 5 - Related to the changing situation in work. Made this definition, a discussion between the CF theory and theory of behavior analysis was performed by analyzing the feasibility (practical consequences) in practice the analyst 's behavior in organizations. As a result, there was some similar theoretical parameters between the theories: 1 - in the operationalization of performance in terms of action; 2 - from the perspective of the natural phenomenon of competence; 3 - the functionalist and relational bias between the performance delivered and organization, while promoting and sustaining these developments. A From these results, we conclude the feasibility of using the CF behavior analyst in the organization.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamento aplicada às organizaçõespt_BR
dc.subjectCompetência Francesapt_BR
dc.subjectBehaviorismo Radicalpt_BR
dc.subjectPragmatismopt_BR
dc.titleCategorização e análise pragmática da competência francesa para o analista do comportamento nas organizaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Competência Francesa é uma corrente relativamente nova e ainda são poucos os trabalhos produzidos em torno desta temática, pois a maioria dos estudos produzidos que falam de competência se remetem à corrente da competência americana. O objetivo deste estudo é categorizar o conceito de Competência Francesa (CF) para analisar a utilidade deste conceito enquanto um instrumento ou ferramenta de trabalho para o analista do comportamento nas organizações, utilizando para isso proposições pragmatistas como referência análise. Ou seja, pretende-se avaliar o valor instrumental (prático) do conceito de Competência Francesa no campo da Análise do Comportamento (AC) aplicada às organizações. Assim, para atender aos objetivos deste trabalho, foi realizada uma pesquisa conceitual em torno da CF e depois operacionalizou-se conceitualmente a corrente da CF, apresentando sua definição e características imprescindíveis através de cinco categorias de análise da CF: 1- Combinações sinérgicas de CHA; 2- Foco no Desempenho; 3- Capacitação e qualificação; 4- Agregar valor à organização e ao indivíduo; 5- Relacionada à situação mutável no trabalho. Feita esta delimitação, foi realizado uma discussão entre a teoria das CF e os pressupostos teóricos da Análise do Comportamento, através da análise da viabilidade (consequências práticas) na prática do analista do comportamento nas organizações. Como resultado, verificou-se alguns parâmetros teóricos similares entre as teorias: 1- na operacionalização de desempenhos em termos de ação; 2- da perspectiva natural do fenômeno da competência; 3- do viés funcionalista e relacional entre o desempenho emitido e a organização, enquanto promotora e mantenedora desses desempenhos. A partir desses resultados, conclui-se a viabilidade do uso das CF pelo analista do comportamento na organização.pt_BR
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2014-tcc_mjmfarias.pdfFARIAS, M. J. M. Categorização e análise pragmática da competência francesa para o analista do comportamento nas organizações. 2014. TCC (Curso de graduação em Psicologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2014.248,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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