Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Anna Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-17T13:48:31Z | - |
dc.date.available | 2019-10-17T13:48:31Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Anna Costa. A interação promovendo a aprendizagem. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 151-157. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-247-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46863 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Projeto Alfabetizar(se) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.title | A interação promovendo a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A formação do grupo de alfabetizandos foi uma etapa que vivenciou diferentes episódios. No início, durante a divulgação do programa, vários alunos apareceram, demonstrando muito interesse em participar do grupo. Ao final da inscrição, haviam inscritas quatorze pessoas. Quando iniciei as aulas, nem todos os alunos que estavam inscritos compareceram. Resolvi, assim, divulgar na Comunidade Jesus e Maria que já tinha iniciado as aulas. Tal procedimento foi bem sucedido, uma vez que apareceram mais alunos, alguns que não sabiam que o curso tinha começado e outros que não tinham nem conhecimento dele. Com a turma composta por nove alunos, iniciei o trabalho. No decorrer das aulas, observei que outras dificuldades foram aparecendo. Alguns alunos tiveram que sair do curso para trabalhar, por problemas de saúde, e outros simplesmente desistiram. É importante registrar que estes últimos deixaram claro a falta de esperança e a baixa auto-estima que tinham com relação à aprendizagem da leitura e da escrita. . Cabe destacar que, mesmo não tendo encerrado o curso com o mesmo número de alunos que iniciamos, alguns aspectos considerados importantes, relacionados àqueles que desistiram do programa, serão considerados quando necessário.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_acfernandes.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.