Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46857
Tipo: Artigo de Evento
Título: Juventudes, escolarização e ensino de sociologia: desigualdades e diversidades
Autor(es): Freitas, Isaurora Cláudia Martins de
Lima Filho, Irapuan Peixoto
Lima, Rogerio Mendes de
Palavras-chave: Ensino;Juventude;Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: UFSC
Citação: FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto; LIMA, Rogerio Mendes de. Juventudes, escolarização e ensino de sociologia: desigualdades e diversidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 6., 6-8 jul. 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2019. p. 270-288.Tema: Ensino de Sociologia como conquista: dez anos de resistências.
Resumo: É com um trecho da música Aloha, de Renato Russo como uma epígrafe que inicia essa reflexão, destacando a relevância dos estudos sobre juventudes no Ensino Médio e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem, priorizando resultados de investigações sociológicas e de experiências pedagógicas que apresentem as caracterizações socioculturais e políticas dos jovens, entendidos em suas pluralidades, em contextos de desigualdade e na relação de ser aluno e jovem. Por isso, almeja-se problematizar os múltiplos olhares acerca da relação entre as culturas juvenis e o ensino de Sociologia. Nota-se que a caracterização sociocultural dos jovens, suas pluralidades, identidades e diversidades nos vários contextos de desigualdades, sobretudo, na escola conduz às diferentes leituras e interpretações das realidades educacionais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46857
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_icmfreitas.pdf524,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.