Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46785
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O currer das vidas secas ao ensino superior - PARFOR: narrativas autobiográficas intergeracionais |
Autor(es): | Astigarraga, Andrea Abreu |
Palavras-chave: | Infância;Formação;Ensino |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI |
Citação: | ASTIGARRAGA, Andrea Abreu. O currer das vidas secas ao ensino superior - PARFOR: narrativas autobiográficas intergeracionais. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 24, n 42, p. 187-207, maio./ago. 2019. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade. |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo o processo de inclusão no ensino superior de estudantes universitários (as), oriundos da zona rural, que tiveram experiência da cultura do trabalho infantil na região norte do estado do Ceará. Identifica e analisa o impacto do programa de formação de professores no contexto do semiárido, especialmente, na região norte do estado, onde atua a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA - e funciona o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR. Também visa descrever as narrativas (auto)biográficas (MOMBERGER, 2008); (PASSEGGI, 2011) das alunas-professoras e de seus familiares, comparando as mudanças e permanências da infância (ARIÉS, 1981); (ARROYO, 2015) e os processos formativos pessoais e educacionais, entre três gerações: filhos, pais e avós. Entendemos que a pesquisa (auto)biográfica com universitários proporciona o acesso ao conhecimento poderoso (YOUNG, 2009) como nova forma de pensar o seu mundo, da sua família, da sua formação pessoal e acadêmica, construindo um novo currículo que leve em conta seu currere (PINAR, 2006) pela vida, capaz de transformar as vidas secas em vidas dignas pelo acesso ao conhecimento e à profissionalidade docente, proporcionado pelo PARFOR – como programa federal de acesso ao ensino superior. |
Abstract: | This article draws on inclusion process in the higher education to the countryside students that had the experience of child labour culture in Northern Ceará. The objectives of this study are: to identify and analyze the impact of current teacher training policies in the semi-arid region, especially in northern Ceará, where Vale do Acaraú State University (UVA) and National Plan for Elementary Education Teacher Formation - PARFOR - is present. Also, this study aims to describe (auto)biographical (MOMBERGER, 2008); (PASSEGGI, 2011) narratives of the PARFOR attendees and their families, comparing changes and permanences through childhood (ARIÉS, 1981); (ARROYO, 2015) and the personal and educational formative processes, between three generations: children, parents and grandparents. We understand that autobiographical research with undergraduates provides the access to powerful knowledge as a mindset about their world, their family, their personal and academic formation, building a new curriculum that consider the currere (PINAR, 2006) for life, and made them able to transform barren lives in dignified lives aimed by the access to knowledge and professionalism, which is provided by PARFOR - as a public policy to get into higher education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46785 |
ISSN: | 2526 8449 (eletrônico) 1518 0743 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_aaastigarraga.pdf | 375,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.