Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAstigarraga, Andrea Abreu-
dc.date.accessioned2019-10-15T14:35:46Z-
dc.date.available2019-10-15T14:35:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationASTIGARRAGA, Andrea Abreu. O currer das vidas secas ao ensino superior - PARFOR: narrativas autobiográficas intergeracionais. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 24, n 42, p. 187-207, maio./ago. 2019. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.pt_BR
dc.identifier.issn2526 8449 (eletrônico)-
dc.identifier.issn1518 0743 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46785-
dc.description.abstractThis article draws on inclusion process in the higher education to the countryside students that had the experience of child labour culture in Northern Ceará. The objectives of this study are: to identify and analyze the impact of current teacher training policies in the semi-arid region, especially in northern Ceará, where Vale do Acaraú State University (UVA) and National Plan for Elementary Education Teacher Formation - PARFOR - is present. Also, this study aims to describe (auto)biographical (MOMBERGER, 2008); (PASSEGGI, 2011) narratives of the PARFOR attendees and their families, comparing changes and permanences through childhood (ARIÉS, 1981); (ARROYO, 2015) and the personal and educational formative processes, between three generations: children, parents and grandparents. We understand that autobiographical research with undergraduates provides the access to powerful knowledge as a mindset about their world, their family, their personal and academic formation, building a new curriculum that consider the currere (PINAR, 2006) for life, and made them able to transform barren lives in dignified lives aimed by the access to knowledge and professionalism, which is provided by PARFOR - as a public policy to get into higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO currer das vidas secas ao ensino superior - PARFOR: narrativas autobiográficas intergeracionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objeto de estudo o processo de inclusão no ensino superior de estudantes universitários (as), oriundos da zona rural, que tiveram experiência da cultura do trabalho infantil na região norte do estado do Ceará. Identifica e analisa o impacto do programa de formação de professores no contexto do semiárido, especialmente, na região norte do estado, onde atua a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA - e funciona o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR. Também visa descrever as narrativas (auto)biográficas (MOMBERGER, 2008); (PASSEGGI, 2011) das alunas-professoras e de seus familiares, comparando as mudanças e permanências da infância (ARIÉS, 1981); (ARROYO, 2015) e os processos formativos pessoais e educacionais, entre três gerações: filhos, pais e avós. Entendemos que a pesquisa (auto)biográfica com universitários proporciona o acesso ao conhecimento poderoso (YOUNG, 2009) como nova forma de pensar o seu mundo, da sua família, da sua formação pessoal e acadêmica, construindo um novo currículo que leve em conta seu currere (PINAR, 2006) pela vida, capaz de transformar as vidas secas em vidas dignas pelo acesso ao conhecimento e à profissionalidade docente, proporcionado pelo PARFOR – como programa federal de acesso ao ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_aaastigarraga.pdf375,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.