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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990)
Título(s) alternativo(s): Mujeres educadoras del Cariri cearense en el fomento a la inclusión (1970-1990)
Autor(es): Lopes, Tânia Maria Rodrigues
Fialho, Lia Machado Fiuza
Machado, Charliton José dos Santos
Palavras-chave: História;Educação;Biografia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI
Citação: LOPES, Tânia Maria Rodrigues; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 23, n 38, p. 240-263, jan./jul. 2018. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.
Resumo: O artigo questiona a participação de educadoras na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri (1970-1990). O objetivo foi compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri. Utilizou-se o percurso metodológico da história oral biográfica. O escopo permitiu identificar as primeiras instituições educativas constituídas para assistir e educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conhecer as articulações para fomentar o custeio das instituições e desvelar como se deu a atuação das educadoras Zuíla e Minerva, que conferiram destaque na memória coletiva.
Resumen: El artículo cuestiona la participación de educadoras en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri (1970-1990). El objetivo fue comprender cómo se efectuó la participación de las educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri. Se utilizó el recorrido metodológico de la historia oral biográfica. El ámbito permitió identificar las primeras instituciones educativas constituidas para asistir y educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conocer las articulaciones para fomentar el costeo de las instituciones y desvelar cómo se dio la actuación de las educadoras Zuíla y Minerva, que conferían destaque en la memoria colectiva
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46784
ISSN: 2526 8449 (eletrônico)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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