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dc.contributor.authorLopes, Tânia Maria Rodrigues-
dc.contributor.authorFialho, Lia Machado Fiuza-
dc.contributor.authorMachado, Charliton José dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-15T14:32:17Z-
dc.date.available2019-10-15T14:32:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOPES, Tânia Maria Rodrigues; FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos. Mulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990). Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 23, n 38, p. 240-263, jan./jul. 2018. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.pt_BR
dc.identifier.issn2526 8449 (eletrônico)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46784-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.titleMulheres educadoras do Cariri cearense no fomento à inclusão (1970-1990)pt_BR
dc.title.alternativeMujeres educadoras del Cariri cearense en el fomento a la inclusión (1970-1990)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo questiona a participação de educadoras na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri (1970-1990). O objetivo foi compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos estabelecimentos para assistir e educar deficientes na região do Cariri. Utilizou-se o percurso metodológico da história oral biográfica. O escopo permitiu identificar as primeiras instituições educativas constituídas para assistir e educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conhecer as articulações para fomentar o custeio das instituições e desvelar como se deu a atuação das educadoras Zuíla e Minerva, que conferiram destaque na memória coletiva.pt_BR
dc.description.abstract-esEl artículo cuestiona la participación de educadoras en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri (1970-1990). El objetivo fue comprender cómo se efectuó la participación de las educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - en la creación de los diversos establecimientos para asistir y educar deficientes en la región del Cariri. Se utilizó el recorrido metodológico de la historia oral biográfica. El ámbito permitió identificar las primeras instituciones educativas constituidas para asistir y educar deficientes - Escola Parque Dr. Joaquim de Figueiredo Correia, Instituto Psicopedagógico Eunice Damasceno, APAE, Centro de Reabilitação do Cariri “Luís Moraes Correia”, Lar-Escola Helena Antipoff - conocer las articulaciones para fomentar el costeo de las instituciones y desvelar cómo se dio la actuación de las educadoras Zuíla y Minerva, que conferían destaque en la memoria colectivapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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