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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Propriedades psicométricas da escala de sentido do trabalho em professores do ensino superior
Título em inglês: Psychometric properties of the work meaning scale in private higher education teachers
Autor(es): Vale, Sílvia Fernandes do
Brito Filho, Francisco Hercílio de
Maciel, Regina Heloisa Mattei de Oliveira
Palavras-chave: Trabalho;Trabalho-Significado;Educação Superior
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia - UFC
Citação: VALE, Sílvia Fernandes do; BRITO FILHO, Francisco Hercílio de; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira. Propriedades psicométricas da escala de sentido do trabalho em professores do ensino superior. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 168-176, jul./dez. 2019.
Resumo: O trabalho é uma das atividades centrais na vida das pessoas. Este estudo tem por objetivo testar uma escala Sentido do Trabalho, analisando suas propriedades psicométricas. A escala de cinco pontos, composta inicialmente de 24 itens relacionados ao sentido do trabalho, dividida em três dimensões: individual, social e organizacional, foi aplicada em uma amostra de 151 docentes de nível superior privado no nordeste brasileiro, acompanhada de um questionário sobre aspectos sociodemográficos e laborais. A amostra consistiu de docentes de ambos os sexos (44,4% masculino e 55,6% feminino), com idade média de 40,52 anos (DP=9,37). Dos 24 itens iniciais foram retidos 17 com cargas fatoriais satisfatórias. A análise fatorial exploratória revelou três fatores: dimensão individual, dimensão social e dimensão organizacional, mostrando boa consistência interna e corroborando o modelo teórico em que se baseou. Os três fatores explicaram 52,23% da variância comum dos escores. A confiabilidade da escala mostrou-se satisfatória apresentando um alfa de Cronbach de 0,89.
Abstract: Work is one of the central activities in people’s lives. This study aims to examine the structure of a Meanings of Work scale, analyzing its psychometric characteristics. Five point scale, initially, had 24 items related to work meanings was divided in three dimensions pertaining personal, social and organizational domains. It was applied in a sample of 151 private graduation teachers together in northeast of Brasil, with a questionnaire asking about sociodemographic and professional data. The sample consisted of men (44,4%) and women (55,6%), with a mean age 40,52 years (SD=9,37). Of the 24 initial items, 17 were retained with satisfactory communalities. The exploratory factorial analyses revealed three factors: individual dimension, social dimension e organizational dimension, the scale showed good internal consistency, corroborating the theoretical model. The three factors explained 52,23% of the variance. The reliability analysis of the total scale was also satisfactory, with a Cronbach Alpha of 0,89.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46735
ISSN: 2179-1740 (online)
0102-1222 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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