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dc.contributor.authorCunha, Roberta Gracyelle de Lima Ferreira-
dc.contributor.authorMenezes, Jaileila de Araújo-
dc.date.accessioned2019-10-14T11:25:35Z-
dc.date.available2019-10-14T11:25:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEstado da arte sobre o sistema socioeducativo brasileiro em teses e dissertações de Psicologia CUNHA, Roberta Gracyelle de Lima Ferreira; MENEZES, Jaileila de Araújo. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 159-167, jul./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46734-
dc.description.abstractThis paper consists in a State of the Art about the Brazilian Socio-Educational System in thesis and dissertations produced between 2008 and 2017 and that were identified in the Thesis and Dissertations Database (BDTD). In this survey, we aimed to locate and discuss which themes and theoretical inputs have been favored in the academic production. We noticed that the socio-educational system is problematized in thesis and dissertations from a critical view that highlights the discrepancy between what is preconized by the laws that regulate such System and what in fact is practiced in the operationalization of socio-educational measures. These problematizations are articulated in the historical process in which they were built, considering their importance in the comprehension of speeches and force fields that have been prevailing in the socio-educational context. The productions promoted qualitative methods in the studies and worked with diverse sources of information involved in the Socio-educational system, it means, young, professionals that act in the System, families, as well as relevant documental and bibliographic referential about this theme.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologia - UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstado da arte sobre o sistema socioeducativo brasileiro em teses e dissertações de Psicologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo consiste no Estudo do Estado da Arte sobre o Sistema Socioeducativo Brasileiro em teses e dissertações produzidas no período entre 2008 e 2017 e que foram identificadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Buscamos nesse levantamento localizar e discutir quais temas e aportes teóricos e metodológicos vêm sendo privilegiados nessas produções acadêmicas. Percebemos que o Sistema Socioeducativo é problematizado nas teses e dissertações a partir de uma visão crítica que ressalta a grande discrepância entre o que é preconizado nas legislações que regulamentam tal Sistema e o que, de fato, é praticado na operacionalização das medidas socioeducativas. Essas problematizações são articuladas ao processo histórico no qual tais medidas foram construídas, tendo em vista sua importância para a compreensão dos discursos e campos de forças que vêm prevalecendo no contexto socioeducativo. As produções valorizaram métodos qualitativos em suas pesquisas e buscaram trabalhar com as diversas fontes de informações envolvidas no Sistema Socioeducativo, ou seja, os jovens, os profissionais que atuam no Sistema, as famílias bem como referenciais documentais e bibliográficos relevantes sobre essa temática.pt_BR
dc.title.enState of the art about the Brazilian socio-educational system in psychology thesis and dissertationspt_BR
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