Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46719
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Experiências formativas de gestores relacionados ao Curso de Psicologia de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico |
Título en inglés: | Formative experiences of managers associated to the psychology course of an internalized university: phenomenological study |
Autor : | Barros, Aline Mattos Braga Castelo Branco, Paulo Coelho |
Palabras clave : | Psicologia;Admisntração;Educação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | BARROS, Aline Mattos Braga; CASTELO BRANCO, Paulo Coelho. Experiências formativas de gestores relacionados ao Curso de Psicologia de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 121-129, jul./dez. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo objetiva compreender experiências formativas de docentes com funções administrativas relacionadas ao curso de Psicologia de uma instituição de ensino superior situada no interior do estado da Bahia. A pesquisa se orientou qualitativamente pelo Método Fenomenológico Empírico com quatro gestores, cada qual com diferentes funções. As experiências apontam para os seguintes sentidos: motivações para assumir o cargo; implicações e ampliações formativas no trabalho administrativo; desafios e potencialidades da gestão pública em uma universidade interiorizada; crescimento do curso e perspectivas para futuras gestões. Entende-se que não há uma formação prévia para assumir tal cargo e que muitos problemas apontados remetem a um cenário nacional maior, fruto das políticas expansionistas educacionais do ensino superior, que afetam as universidades interiorizadas no trabalho docente e na formação discente. A despeito disso, existem potencialidades relacionadas à formação do psicólogo e a instauração de serviços para acomunidade. Conclui-se com a sugestão de uma pesquisa de contraste entre a capital e o interior. |
Abstract: | This study aims to understand the formative experiences of teachers with administrative functions related to the Psychology course of a higher education institution situated in the Bahia state inland. The research was qualitatively oriented by the Empirical Phenomenological Method with four managers, each one with different functions. The experiences led to the following senses: motivations to take office; implications and extensions in administrative work; challenges and potentialities of managing in an inland public university; course growth and perspectives for future management. It is understood that there is no previous education to take over that office, and many problems pointed out refer to a bigger national scenario, a result from educational expansionist politics for higher education that affect the inland universities on teaching work and student formation. In spite of this, there are potentialities related to the formation of psychologists and the establishment of services to the community. In conclusion, it is suggested one research of contrast between the capital and the inland. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46719 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_ambbarrospccastelobranco.pdf | 294,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.