Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46685
Tipo: | TCC |
Título : | Inteligências múltiplas nas aulas de educação física |
Autor : | Góes, Bruno Pereira Lima de |
Tutor: | Gonzalez, Ricardo Hugo |
Palabras clave : | Educação física escolar;Inteligências múltiplas;Prática de ensino |
Fecha de publicación : | 2010 |
Citación : | GÓES, Bruno Pereira Lima de. Inteligências múltiplas nas aulas de educação física. 2010. 50 f. Monografia (Graduação em Educação Física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Resumen en portugués brasileño: | Um dos principais anseios de um país está na questão de usufruir de uma educação de qualidade. Educação que venha a suprir as expectativas de seus educandos e que se torne peça fundamental para desenvolver os indivíduos e por conseqüência a nação como um todo. A educação para ver concretizados todos os seus objetivos, deve antes de tudo, dar uma maior atenção a peças fundamentais, como a questão do processo de ensino e ao próprio aluno, respeitando suas habilidades e interesses e fazendo com que o ensino passe a fazer sentindo para o estudante despertando assim sua simpatia. Tomando como referência essa perspectiva, este trabalho teve como objetivo aplicar uma proposta didático-metodológica para a Educação Física escolar no 2º ano do ensino fundamental 1 de uma escola particular de Fortaleza, baseando-se na Teoria das Inteligências Múltiplas. Como objetivos específicos tivemos a preocupação de verificar os diferentes aspectos das Inteligências Múltiplas nas aulas de Educação Física escolar, verificar, dentre os estudantes, as capacidades das Inteligências Múltiplas, verificar a aplicação ou a apropriação dessas capacidades no contexto das aulas de Educação Física escolar e efetivar a proposta didático-metodológica das Inteligências Múltiplas no contexto da referida disciplina. A justificativa para a elaboração desse trabalho está na questão de propor subsídios para a melhoria das aulas de Educação Física Escolar, propondo uma metodologia que venha a proporcionar aos alunos condições para um aprendizado levando em consideração as suas competências, como também proporcionar condições para o aperfeiçoamento de outras. A pesquisa se deu através da linha de pesquisa intitulada pesquisa-ação, com o trabalho sendo feito em conjunto com professores e alunos pesquisados. Em síntese, este trabalho pôde constatar que ouve uma boa aceitação, por parte dos alunos e professores, a adoção de uma metodologia envolvendo jogos com as características da Teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo sido as aulas muito dinâmicas, exigindo dos alunos várias habilidades, muitas vezes tendo que haver uma superação, por parte destes, em suas dificuldades e nem por isso deixou de ser atrativa aos olhos dos mesmos. |
Abstract: | One of the main concerns of a country is in question enjoy a quality education. Education that will meet the expectations of their students and it becomes a key to develop the individuals and therefore the nation as a whole. Education to see achieved all its objectives, should first of all give greater attention to fundamental pieces, like the question of teaching and the students themselves, respecting their abilities and interests and making the school starts to make sense for the student thus arousing sympathy. Making reference to this perspective, this work aimed to apply a didactic-methodological proposal for the physical education school in 2nd year of elementary school to a private school in Fortaleza, based on the Theory of Multiple Intelligences. Specific objectives we had the concern to check the various aspects of Multiple Intelligences in school physical education classes, verify, among students, the capacities of Multiple Intelligences, verify the application and appropriation of these capabilities in the context of school physical education classes and effect the proposed didactic and methodological issues of Multiple Intelligences in the context of that discipline. The justification for the preparation of this work is the question of proposing subsidies for the improvement of school physical education, proposing a methodology that will provide students with a learning conditions for taking into account their skills, but also provide conditions for improving other. The research took place across the line of research entitled action research, with work being done in conjunction with teachers and students surveyed. In summary, this work might find that listening to a good acceptance from students and teachers, the adoption of a methodology involving games with the characteristics of the Theory of Multiple Intelligences. Having been the lessons very dynamic, requiring students' various abilities, often having to be overrun by them in their difficulties and by no means ceased to be attractive in the eyes of them. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46685 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_bplgoes.pdf | 357,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.