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Tipo: Dissertação
Título: Saberes docentes sobre figuras geométricas planas: contribuições do FIPLAN no ensino e na aprendizagem na educação infantil.
Autor(es): Moreira, Tauane Gomes
Orientador: Barguil, Paulo Meireles
Palavras-chave: Educação Infantil;Saberes docentes;Geometria;Figuras Geométricas Planas
Data do documento: 2019
Citação: MOREIRA, Tauane Gomes. Saberes docentes sobre figuras geométricas planas: contribuições do Fiplan no ensino e na aprendizagem na educação infantil. 2019. 104f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A presente pesquisa versa sobre os saberes docentes de uma professora da rede pública municipal de Fortaleza referente ao ensino e à aprendizagem de figuras geométricas planas na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi analisar os saberes docentes reelaborados por uma professora de uma turma do Infantil V a partir da utilização do Fiplan. Os objetivos específicos foram: (1) Caracterizar a articulação dos saberes docentes de uma professora de uma turma do Infantil V sobre figuras geométricas planas; (2) Identificar as contribuições do recurso didático Fiplan em relação aos saberes docentes de uma professora de uma turma do Infantil V sobre figuras geométricas planas; (3) Avaliar com uma professora de uma turma do Infantil V a implementação de propostas de atuação pedagógica referentes às figuras geométricas planas a partir da utilização do Fiplan. O Fiplan é um conjunto de 60 (sessenta) peças de figuras geométricas planas, as quais se diferenciam por 3 (três) atributos: formato, cor e tamanho. Essa pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 3 (três) fases: i) observação, ii) entrevista, iii) formação continuada com estudo, além de planejamento, implementação e avaliação das atividades. Inicialmente, aconteceram situações que, mesmo sem envolver o conteúdo sobre figuras geométricas planas, a professora poderia ter oportunizado a ampliação dos conhecimentos das crianças. Na entrevista, foram identificados alguns conflitos conceituais e metodológicos. Na última fase, a docente passou a incluir o conteúdo geométrico em suas atividades, propondo às crianças novas experiências e adequando a utilização de materiais que respeitassem as características das figuras geométricas planas e favorecendo a construção do pensamento dos estudantes. Concluímos que a professora diminuiu as suas lacunas conceituais sobre o ensino de figuras geométricas planas, planejando situações em prol da elaboração de conceitos por parte das crianças e não apenas da identificação e da nomeação das figuras geométricas planas. Em relação ao saber existencial, ela teve flexibilidade e comprometimento para transformar seu olhar sobre o ensino e a aprendizagem das figuras geométricas planas. Essas mudanças nos saberes docentes se expressaram nas práticas pedagógicas desenvolvidas durante a pesquisa.
Abstract: The present research deals with the teaching knowledge of a teacher of the municipal public network of Fortaleza regarding the teaching and learning of flat geometric figures in Early Childhood Education. The general objective of the research was to analyze the teachers' knowledge reelaborated by a teacher of a group of Infantile V from the use of the Fiplan. The specific objectives were: (1) To characterize the articulation of the teaching knowledge of a teacher of a group of Infantile V on flat geometric figures; (2) To identify the contributions of the didactic resource Fiplan in relation to the teaching knowledge of a teacher of a group of Infantile V on flat geometric figures; (3) To evaluate with a teacher of a group of Infantile V the implementation of proposals of pedagogical performance referring to the flat geometric figures from the use of the Fiplan. The Fiplan is a set of 60 (sixty) pieces of flat geometric figures, which are differentiated by 3 (three) attributes: format, color and size. This qualitative research was carried out in 3 (three) phases: i) observation, ii) interview, iii) continuous training with programming, as well as planning, implementation and evaluation of activities. Initially, situations occurred that, even without involving the content on flat geometric figures, the teacher could have opportunized the expansion of the children's knowledge. In the interview, some conceptual and methodological conflicts were identified. In the last phase, the teacher began to include the geometric content in their activities, proposing to the children new experiences and adapting the use of materials that respected the characteristics of the flat geometric figures and favoring the construction of the students' thinking. We conclude that the teacher reduced her conceptual gaps in the teaching of flat geometrical figures, planning situations in favor of children 's elaboration of concepts and not just the identification and naming of flat geometric figures. In relation to existential knowledge, she had the flexibility and commitment to transform her gaze on the teaching and learning of flat geometric figures. These changes in teacher knowledge were expressed in the pedagogical practices developed during the research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46595
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