Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Cristiane de Oliveira-
dc.contributor.authorBarguil, Paulo Meireles-
dc.date.accessioned2019-10-07T12:31:45Z-
dc.date.available2019-10-07T12:31:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Cristiane de Oliveira; BARGUIL, Paulo. Meireles. A orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentes. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; BARRETO, Marcilia Chagas (orgs.). As Múltiplas linguagens da Educação Matemática na formação e nas práticas docentes. Fortaleza: EDUECE, 2018. p. 811-831.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7826 675 2 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46526-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA orientação espacial na Pré-Escola: analisando os saberes docentespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo contexto da Educação Matemática, a Geometria é pouco explorada com as crianças da Educação Infantil. Quando isso ocorre, o educador, muitas vezes, aborda apenas o (re)conhecimento das formas geométricas bidimensionais – círculo, triângulo, retângulo e quadrado – em atividades de pintura e nomeação. O ensino e a aprendizagem de Geometria, no entanto, precisa oportunizar, tal como propõem vários pesquisadores – (GRANDE, 1994), (CERQUETTI-ABERKNE; BERDONNEAU, 1997), (DUHALDE; CUBERES, 1998), (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2003), (LORENZATO, 2006) – o desenvolvimento de conceitos referentes a espaço e forma, oferecendo às crianças oportunidades de perceberem e conhecerem os espaços em que vivem, se locomovem, nos quais elas aprendem a explorar, conquistar, ordenar e representar. Este estudo teve como objetivo identificar os saberes docentes de pedagogos que lecionam na Pré-Escola sobre orientação espacial. A pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, foi realizada numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental do sistema municipal de Fortaleza. Participaram do estudo duas professoras, sendo uma do infantil IV e uma do infantil V, e uma formadora da Educação Infantil. Ao longo de nove encontros, foram realizadas visitas periódicas para a realização das observações em campo das aulas ministradas pelas professoras participantes da pesquisa e entrevistas (iniciais e reflexivas), que foram gravadas, e, posteriormente, transcritas, gerando textos e reflexões. A partir dos resultados, constatou-se que os saberes docentes referentes à orientação espacial, um conteúdo importante no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças da Pré-Escola, são insuficientes, sendo necessário proporcionar, com urgência, oportunidades de formação que ampliem tais saberes.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_cocavalcante.pdf140,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.