Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Damasceno, Maria Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T11:34:16Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T11:34:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Maria Nobre. A formação da juventude e os valores. In: DAMASCENO, Maria Nobre; NOBRE, Esdras Barbosa. Formação da juventude e valores. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. p. 43-73. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0203-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica e Editora | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Valores sociais | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Influência da família | pt_BR |
dc.title | A formação da juventude e os valores | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta parte do trabalho, adotamos os suportes de Habermas (1988), que propõe a categoria de mundo vivido, orientado pela racionalidade interativa ou ação comunicativa; de Thompson (1981) contribuindo com no conceito de experiência; e, ainda, de Wills (1991), ao desenvolver a noção de produção cultural subordinada, importante para entender a cultura de resistência dos jovens, constituída com base nas práticas cotidianas destes sujeitos. O jovem na sociedade atual vive uma trama de relações sociais materiais que organizam a experiência cotidiana. Seja no plano pessoal, ou como agente social, esta tem a mesma força das relações desenvolvidas no âmbito do trabalho, podendo organizar a vida laboral. Buscamos averiguar o modo como os jovens explicam os valores interiorizados na cultura vivida no seu cotidiano, focalizando as ações e as relações sociais que desenvolvem entre seus pares, com origem de duas perspectivas básicas: a do agir comunicativo, que se pauta pelo entendimento e se preocupa com a interação, a cooperação e as ações solidárias; e a do ação estratégica, marcada, pela manipulação, a violência física e, principalmente, simbólica. texto, portanto, orienta-se para o entendimento dos valores que dão suporte à sociabilidade dos jovens, expressa no contexto familiar e social, envolvendo principalmente a vivência familiar, o local onde moram, as organizações juvenis (grupos formais e informais), priorizando as ações e relações entre pares e não pares. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_mndamasceno.pdf | 21,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.