Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamasceno, Maria Nobre-
dc.date.accessioned2019-10-07T11:34:16Z-
dc.date.available2019-10-07T11:34:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Maria Nobre. A formação da juventude e os valores. In: DAMASCENO, Maria Nobre; NOBRE, Esdras Barbosa. Formação da juventude e valores. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013. p. 43-73.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0203-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46524-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectValores sociaispt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectInfluência da famíliapt_BR
dc.titleA formação da juventude e os valorespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta parte do trabalho, adotamos os suportes de Habermas (1988), que propõe a categoria de mundo vivido, orientado pela racionalidade interativa ou ação comunicativa; de Thompson (1981) contribuindo com no conceito de experiência; e, ainda, de Wills (1991), ao desenvolver a noção de produção cultural subordinada, importante para entender a cultura de resistência dos jovens, constituída com base nas práticas cotidianas destes sujeitos. O jovem na sociedade atual vive uma trama de relações sociais materiais que organizam a experiência cotidiana. Seja no plano pessoal, ou como agente social, esta tem a mesma força das relações desenvolvidas no âmbito do trabalho, podendo organizar a vida laboral. Buscamos averiguar o modo como os jovens explicam os valores interiorizados na cultura vivida no seu cotidiano, focalizando as ações e as relações sociais que desenvolvem entre seus pares, com origem de duas perspectivas básicas: a do agir comunicativo, que se pauta pelo entendimento e se preocupa com a interação, a cooperação e as ações solidárias; e a do ação estratégica, marcada, pela manipulação, a violência física e, principalmente, simbólica. texto, portanto, orienta-se para o entendimento dos valores que dão suporte à sociabilidade dos jovens, expressa no contexto familiar e social, envolvendo principalmente a vivência familiar, o local onde moram, as organizações juvenis (grupos formais e informais), priorizando as ações e relações entre pares e não pares. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_mndamasceno.pdf21,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.