Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46481
Type: TCC
Title: Análise do perfil e do grau de satisfação dos clientes de uma loja de smartphones de Groaíras – CE
Authors: Costa, Maysa Antunes Viana da
Advisor: Almeida, Cleycianne de Souza
Keywords: Telefonia móvel;Smartphones;Perfil socioeconômico
Issue Date: 2018
Citation: COSTA, M. A. V.
Abstract in Brazilian Portuguese: O objetivo geral deste trabalho foi analisar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de smartphones de Groaíras – CE. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e descritiva. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário com 30 perguntas fechadas e 108 clientes foram entrevistados. Os resultados obtidos demonstraram que há um equilíbrio, de consumo, quanto ao gênero, onde homens representam 50,92% e mulheres (49,08%). A maioria dos clientes está situada na faixa etária acima de 28 anos. O mercado local revelou-se favorável e com um perfil socioeconômico de baixa escolaridade e renda. Constatou-se que os clientes possuem uma boa percepção da loja, bem como hábitos de consumo facilmente assimiláveis. Concluiu-se que o objetivo geral foi atingido, tendo em vista que, o trabalho mapeou o perfil destes consumidores e o estudo pode servir de base para outras pesquisas de mercado futuras, podendo ser replicado em outras empresas como forma de consultoria, analisando áreas como atendimento, variedade de produtos.
Abstract: The general objective of this work was to analyze the profile and level of customer satisfaction of a Groaíras - CE smartphone store. For this, an exploratory, bibliographic and descriptive research was developed. The research was performed through the application of a questionnaire with 30 closed questions and 108 clients were interviewed. The results obtained showed that there is a balance of consumption regarding gender, where men represent 50.92% and women (49.08%). Most clients are in the age group above 28 years. The local market was favorable and had a socioeconomic profile of low schooling and income. It was noticed that the customers have a good perception of the store, as well as consumption habits easily assimilable. It was concluded that the general objective was reached, considering that, the work mapped the profile of these consumers and the study can serve as a basis for future market research, and can be replicated in other companies as a form of consultancy, analyzing areas such as service, variety of products.
Description: COSTA, M. A. V. Análise do perfil e do grau de satisfação dos clientes de uma loja de smartphones de Groaíras – CE. 2018. TCC (Curso de graduação em Ciências Econômicas), Campus avançado de Sobral - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46481
Appears in Collections:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SOBRAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_mavcosta.pdfCOSTA, M. A. V. Análise do perfil e do grau de satisfação dos clientes de uma loja de smartphones de Groaíras – CE. 2018. TCC (Curso de graduação em Ciências Econômicas), Campus avançado de Sobral - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2018.1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.