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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46452
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos |
Autor : | Silva, Cícero da |
Palabras clave : | Ensino;Letramento;Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Entrepalavras |
Citación : | SILVA, Cícero da. Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos. Entrepalavras, Fortaleza, ano 9, v. 9, n. 2, p. 473-491, maio/ago. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho, objetiva-se compreender como o contexto de ensino da Pedagogia da Alternância (PA) e a maneira como a escrita se constitui nas práticas educativas dessa Pedagogia envolvendo a produção do gênero Caderno da Realidade (CR) podem se inscrever como práticas de letramento significativas para os estudantes inseridos no processo formativo. Considerando que o gênero é um objeto de ensino dentro do processo de letramento, a pesquisa vinculase aos Novos Estudos do Letramento e está fundamentada na concepção de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2006). A abordagem do objeto de estudo parte de uma revisão bibliográfica, sendo a pesquisa de natureza qualitativointerpretativista, com procedimentos de coleta documental de dados. Os dados são compostos por textos de um exemplar do Caderno da Realidade, um instrumento didático-pedagógico das unidades de ensino que assumem a PA, produzido por um aluno do 9º ano de uma Escola Família Agrícola (EFA) localizada em uma cidade tocantinense. Analisando a construção dos CR na PA, envolvendo estudos de diferentes temas dos Planos de Estudo (PE), a pesquisa revelou a existência de práticas de letramento significativas para a formação, pois estas levam o estudante ao desenvolvimento da escrita, a produzir diversos gêneros. Ao produzir os textos que compõem o gênero em destaque, o estudante da PA vê sentido na produção de seu discurso, pois este se articula às suas práticas sociais, expressa sua identidade e realidade social. |
Abstract: | In this paper, we aim to understand how the teaching context of the Pedagogy of Alternation (PA) and the way in which writing is constituted in the educational practices of this Pedagogy involving the production of the genre Notebook of Reality (CR) can sign up as meaningful literacy practices for students in the training process. Considering that genre is an object of teaching within the literacy process, the research is linked to the New Literacy Studies and is based on the conception of speech genres (BAKHTIN, 2006). The approach to the object of study is based on a literature review, with qualitative-interpretative research, with procedures for documental data collection. The data are composed by texts of a copy of the Notebook of Reality, a didactic-pedagogic tool of the educational units that adopt the educational system of the PA, produced by a student of the 9th grade of an Agricultural Family School (EFA) located in a city of Tocantins. Analyzing the construction of CR in PA, involving studies of different themes of the Study Plans (PE), the research revealed the existence of significant literacy practices for training, because these lead the student to the development of writing, to produce various genres. When producing the texts that compose the highlighted genre, the PA student sees meaning in the production of his discourse, because it is articulated to his social practices, expresses his identity and social reality. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46452 |
ISSN : | 2237-6321 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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