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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46362
Type: | Dissertação |
Title: | O PIBID na escola: a visão dos sujeitos sociais a respeito de suas práticas educacionais vivenciadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) |
Authors: | Araújo, Vanessa Gomes de |
Advisor: | Gonçalves, Danyelle Nilin |
Keywords: | PIBID;Atores sociais;Processo de ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | ARAÚJO, Vanessa Gomes de. O PIBID na escola: a visão dos sujeitos sociais a respeito de suas práticas educacionais vivenciadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). 2016. 157f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de âmbito nacional, de responsabilidade do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (CAPES), que prioriza, em última instância, a elevação do nível de qualidade da Educação Básica, promovendo a inserção de estudantes da licenciatura no cotidiano das escolas da rede pública. Com atuação principal nas escolas de ensino médio, o PIBID é pensado como um instrumento de formação docente, mas que, além disso, se coloca como um agente ativo no processo de ensino – aprendizagem. Esta dissertação, proposta através do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivo a reflexão crítica sobre a construção das relações cotidianas que permeiam a construção do Programa acima citado, com atenção voltada para as escolas Liceu do Ceará e Liceu do Conjunto Ceará, tendo em vista que o mesmo, enquanto ação institucional visa, também, criar novas práticas de ensino na Educação Básica. Com a implantação do PIBID nas escolas, é interessante pensar as relações que se estabelecem entre coordenadores dos sub- projetos, licenciandos bolsistas, professores supervisores, alunos secundaristas e os demais atores da escola, tendo em vista que a escola constitui-se também num campo onde se estabelecem relações de poder e, ainda, a influência dessas relações na construção do saber. Cabe também refletir acerca de como os atores sociais envolvidos no Programa integram os conhecimentos que existem fragmentados na cultura escolar, haja vista que para construir e exercer uma prática interdisciplinar é necessário o diálogo entre os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The Institutional Program of Initiation to Teaching, known as PIBID, is a Brazilian national public policy under the responsibility of the Ministry of education, through CAPES, an official agency, which gives priority to the elevation of the quality level of basic education, promoting the integration of university students in the everyday life of public schools. With expertise in high schools, the PIBID is, not only, thought of as a tool for teacher training, but also as an active agent in the process of teaching- learning. This dissertation, proposed through the Post Graduate Program - “Master's degree in Sociology” - from ‘Universidade Federal do Ceará (UFC)”, has as objective the critical reflection on the construction of everyday relations involving the above-mentioned Program, which is focused on two local high schools: “Liceu do Ceará” and “Liceu do Conjunto Ceará”. It is also to consider that this project, while institutional action, also aims to create new teaching practices in basic education. With the PIBID deployment in schools, it is interesting to think about the relationships that are established between coordinators of sub-projects, graduating students, teachers, supervisors, high school students and the other members of the school, since the school is also a field where power relations and, moreover, the influence of these relationships in the construction of knowledge happens. It is also important to think over how the social actors involved in the program are part of the knowledge, which is fragmented in school culture, providing that to build and engage an interdisciplinary practice it is necessary to establish a dialogue between all the actors involved in the teaching-learning process. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46362 |
Appears in Collections: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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