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Type: Artigo de Periódico
Title: Vozes e modalizações em competências da matriz de avaliação e em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Title in English: Speeches and modalizations in competences of the evaluation matrix in essays that reached the maximmum grade of the National Secondary School Exam - ENEM
Authors: Santos, Aymmée Silveira
Keywords: Anúncios - Redação;Letras;Textos
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: SANTOS, Aymmée Silveira. Vozes e modalizações em competências da matriz de avaliação e em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Entrepalavras, Fortaleza, ano 9, v. 9, n. 1, p. 112-130, jan./abr. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os postulados do Interacionismo Sociodiscursivo definem que o texto, materialidade empírica das interações verbais inerentes ao meio social, é organizado por três camadas superpostas: a infra-estrutura geral do texto, os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Considerando que os mecanismos enunciativos demonstram contribuir para a manutenção da coerência pragmática do texto, através do esclarecimento de posicionamentos enunciativos e de diversas avaliações sobre alguns aspectos do conteúdo temático do texto, o presente artigo tem como objetivos: i) Identificar em competências da matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) direcionamentos que apontam para a necessidade de utilização de mecanismos enunciativos, ii) Ressaltar a relevância dos mecanismos enunciativos para a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos critérios de correção estabelecidos pelo Enem, através da verificação de vozes e modalizações em algumas redações que obtiveram nota máxima no Exame e, iii) Descrever a importância da utilização dos mecanismos enunciativos para a construção consistentes e convincentes. Através dos postulados teóricos de Bronckart (1999; 2006), Habermas (1989) etc, o trabalho teve como procedimentos metodológicos a análise de competências da matriz de avaliação do Enem e de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2017, buscando evidenciar a sua associação com os mecanismos. Os resultados obtidos demonstraram que o gerenciamento das vozes enunciativas funciona como estratégias argumentativas, e a predominância das modalizações pragmáticas nas propostas de intervenção, presentes nas redações está associada ao caráter propositivo inerente a esta seção, exigido pelo Enem.de textos argumentativos
Abstract: The postulates of Sociodiscursivo Interacionismo define that the text, empirical materiality of the verbal interactions inherent to the social environment, is organized by three parts: the general infrastructure of the text, the mechanisms of textualization and the enunciative mechanisms. Considering the enunciative mechanisms which demonstrate the contribution of the pragmatic coherence of the text, through theenlightening of enunciative positions and various evaluations on some aspects of the thematic content of the text, this article aims to: i) to identify in the competencies of the rule matrix of the Enem - A Brazilian exam for the superior education access - directives which point to the need to use enunciative mechanisms; ii) to emphasize the relevance of enunciative mechanisms for the elaboration of an argumentative essay that meets the criteria of correction established by the Enem exam, through verification of speeches and modalizations in some essays that obtained a maximum mark in the Exam and, iii) to describe the importance of the use of enunciative mechanisms for construction of consistent and convincing argumentative texts. Based on the work of authors such as Bronckart (1999, 2006), Habermas (1989)etc, this work had, as methodological procedures, the competency analysis of the evaluation matrix from the Enem’s directives and of essays that obtained maximum scores in the Enem 2017 edition, trying to evidence the association with the mechanisms. Results showed that the management of enunciative voices functions work as argumentative strategies and the predominance of the pragmatic modifications in the intervention proposals present in the essays is associated with the propositional character inherent to that section, demanded by the Enem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46341
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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