Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46324
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Relações icônico-textuais na literatura de cordel |
Authors: | Borges, Francisca Neuma Fechine |
Keywords: | Literatura de cordel brasileira;Cultura popular;Linguística - isotopia;Semiótica e literatura |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citation: | BORGES, Francisca Neuma Fechine. Relações icônico-textuais na literatura de cordel. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 133-138, 1999. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os folhetos de cordel brasileiros, com seus múltiplos temas e expressiva forma de composição poética, têm sido objetos de estudos para pesquisadores do nosso país e também estrangeiros. Efetivamente, os textos de cordel poeticamente estruturados, tendo a sextilha como estrofe básica, são ilustrados com xilogravuras, clichês de cartões postais, fotografias, desenho, e outras formas de composição gráfica e oferecem farto material para pesquisas, ensejando variadas interpretações que remetem para o contexto sociocultural em que se insere cada texto. Assim, os folhetos sobre os mais diversos temas, tradicionais ou contemporâneos, são versejados por inúmeros poetas populares, estabelecendo-se relações icônico-textuais significativas, ou outras intratextuais. Ressalte-se que os textos de cordel são nitidamente polisotópicos, isto é, estão abertos a várias isotopias, (isossêmicas, isotáxicas, isográficas, isofônicas) aqui entendidas nas concepções de vários semanticistas como A.J. Greirnas, F. Rastier, J. Adam e J. Goldenstein [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46324 |
ISSN: | 1517-7874 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1999_art_fnfborges.pdf | 9,67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.