Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46308
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A irrealização do sujeito em O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos
Autor : Guimarães Júnior, Wagner Fredmar
Palabras clave : Literatura;Anjos, Cyro dos, 1906-1994;Ficção brasileira
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : GUIMARÃES JÚNIOR, Wagner Fredmar. A irrealização do sujeito em O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 71-82, jan./mar. 2019.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, a partir da teoria do sujeito fraturado, de Luiz Costa Lima. Segundo o teórico, o discurso ficcional possibilita ao sujeito uma vivência distinta daquela do cotidiano, em que a mobilidade do eu tende a se congelar devido à busca por uma unidade, espécie de autocensura. Assim, o ficcional é um espaço relativamente autônomo em que o sujeito pode se libertar da censura e vivenciar sua multiplicidade, de modo que “a imaginação permite ao eu irrealizar-se enquanto sujeito, para que se realize em uma proposta de sentido” (COSTA LIMA, 2007a, p. 452). Buscamos demonstrar, dessa forma, como o narrador-protagonista Belmiro Borba, em seu diário, ficcionaliza suas experiências por meio de um teatro mental, irrealizando-se enquanto sujeito empírico para se realizarem, como proposta de sentido, outros “dois sujeitos”: Belmiro Caraibano e Belmiro sofisticado. Nesse exercício ficcional, ele acaba encontrando certo equilíbrio (ainda que precário) diante da vida, algo que não alcança na experiência cotidiana.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46308
ISSN : 1980 4571
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_wfguimaraesjunior.pdf512,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.