Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46306
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A linguagem simbólica em “A barca dos homens”, de Autran |
Autor : | Canilha, Samla Borges |
Palabras clave : | Literatura;Simbolismo;Ricoeur, Paul, 1913-2005 |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Entrelaces |
Citación : | CANILHA, Samla Borges. A linguagem simbólica em “A barca dos homens”, de Autran. Revista Entrelaces, Fortaleza (CE), v. 1, n. 15, p. 42-56, jan./mar. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Neste artigo, procuramos analisar o romance A barca dos homens (1961), do escritor brasileiro Autran Dourado, a partir da teoria hermenêutica do filósofo francês Paul Ricouer. Para tanto, realizamos a análise da narrativa a partir das ideias contidas no livro Teoria da interpretação e no capítulo “Tempo e narrativa: a tripla mímesis” do primeiro volume de Tempo e narrativa. O objetivo é, com isso, mostrar como os três níveis miméticos sugeridos pelo filósofo são necessários para a compreensão crítica do romance escolhido: deve-se considerar o que é aproveitado do repertório do autor (mímesis I); deve-se pensar a linguagem simbólica utilizada na construção do texto (mímesis II) – em especial, neste caso, as metáforas e o jogo de oposições utilizados, que determinam a estrutura do romance e a caracterização de personagens e do espaço diegético; e, por fim, deve- considerar também o repertório e as condições de leitura do leitor (mímesis III), pois toda a simbologia presente no romance só contribui para a sua significação se o leitor é capaz de identificá-la. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46306 |
ISSN : | 1980 4571 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_sbcanilha.pdf | 545,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.