Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Isaias Batista de-
dc.contributor.authorSilva, Douglas Pereira Gomes da-
dc.date.accessioned2013-02-27T15:44:03Z-
dc.date.available2013-02-27T15:44:03Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Douglas Pereira Gomes da. O ensino de energia e o livro didático de física: um olhar através do construtivismo humano. 2012. 223 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4627-
dc.description.abstractThis study has the objective of analyzing the approach of the energy content in school textbooks selected by the Federal Government for use in public schools in the Guide National Textbook PNLD 2012, on the light of the theory of Human Constructivism. The methodology used for the accomplishment of this investigation involved literature review on the concepts of Physics Teaching, Textbook, Human Constructivism, Meaningful Learning and Energy. The study of selected textbooks was a descriptive research, in relation to the exhibition energy content of these manuals. A qualitative approach was adopted, from the epistemological foundations of the theory of Human Constructivism and the scientific conception of energy by Duit and Heausller (1994). Thus, we analyzed the books according to these categories: alternative energy concepts (concepts based on common sense, at odds with scientific conceptions), energy misconceptions (for the use of misconceptions as scientific conceptions), four aspects of the energy concept (conservation, transformation, transport and degradation), conceptions of concepts related to energy (like heat, work and entropy) and organization of the presentation. In general, it was observed that the collections of textbooks analyzed had few considerations concerning alternative conceptions of energy in the introduction of chapters. On the other hand, it was found that they expose some misconceptions on scientific concepts. Furthermore, in most collections, we observed that all aspects are discussed characterizing the energy, however, it is fragmented in different volumes. Considering the conceptual hierarchy, it is commonly a brief introduction on the energy content before the approach of mechanical work, although not considering the concept of the physical system to be more general than the energy concept. So, it can be said that the books had failures on the conceptual approach, when referred to Human Constructivism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleO ensino de energia e o livro didático de física: um olhar através do construtivismo humanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho teve como objetivo analisar a abordagem do conteúdo energia em livros didáticos de ensino médio selecionados pelo Governo Federal para uso em escolas públicas no Guia Nacional do Livro Didático PNLD 2012, à luz da teoria do Construtivismo Humano. A metodologia utilizada para a efetivação desse inquérito envolveu uma pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos ensino de Física, livro didático, Construtivismo Humano, Aprendizagem Significativa e energia. O estudo dos livros didáticos selecionados constituiu uma pesquisa de natureza descritiva, em relação à exposição do conteúdo energia nesses manuais. A abordagem adotada foi qualitativa, a partir dos fundamentos epistemológicos da teoria do Construtivismo Humano e da concepção científica de energia de Duit e Heausller (1994). Assim, analisaram-se os livros segundo categorias: concepções alternativas de energia (ou seja, concepções baseadas no senso comum, em desacordo com as concepções científicas), concepções equívocas de energia (referentes ao uso equivocado das concepções alternativas como científicas), quatro aspectos do conceito energia (conservação, transformação, transporte e degradação), concepções dos conceitos correlatos a energia (tais como calor, trabalho e entropia) e organização da exposição. Em geral, observou-se que as coleções de livros didáticos analisadas apresentavam poucas considerações acerca das concepções alternativas de energia, na introdução dos capítulos. Por outro lado, verificou-se que expõem equivocadamente como científicas algumas concepções alternativas. Além disso, na maioria das coleções, observou-se que são abordados todos os aspectos que caracterizam a energia, contudo, de forma fragmentada, em volumes diferentes. Quanto à hierarquia conceitual, verificou-se comumente uma breve introdução acerca do conteúdo energia antes da abordagem de trabalho mecânico, apesar de não se considerar o conceito de sistema físico como mais geral do que o conceito de energia. Portanto, pode-se afirmar que os livros apresentam falhas conceituais e de abordagem, quando referenciados pelo Construtivismo Humano.pt_BR
dc.title.enThe energy teaching and the textbook of physics: a sight through the human constructivismpt_BR
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_dpgsilva.pdf8,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.