Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46275
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação do perfil dos egressos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará/FFOE |
Autor : | Araujo, João Pedro Coelho de |
Tutor: | Teixeira, Ana Karine Macedo |
Palabras clave : | Odontologia;Mercado de Trabalho;Ensino |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | ARAUJO, J. P. C. de. Avaliação do perfil dos egressos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará/FFOE. (2019). 44 f. TCC (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | A cada ano, um grande número de cirurgiões-dentistas ingressam no mercado de trabalho, provocando grandes modificações, seja por novas formas de vínculos empregatícios, modalidades de ganho de honorários que outrora não existiam ou aumento da concorrência. Com isso, fazem-se necessárias pesquisas para se saber como os egressos de Odontologia/FFOE estão lidando com tais mudanças e quais sugestões os egressos teriam para melhorar a graduação visando a uma maior capacitação dos graduandos para o mercado de trabalho que os espera. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos egressos da graduação em Odontologia na Universidade Federal do Ceará/FFOE, formados entre os anos de 2010 e 2018. Realizou-se um estudo transversal com aplicação de um questionário socioeconômico aos egressos do período de 2010.1 a 2018.1, via email. Responderam ao questionário 169 cirurgiões-dentistas dos 435 formados, havendo predominância de 65% do sexo feminino. A maioria (83%) conseguiu emprego em até um mês de formado e possuem alguma titulação acadêmica. A carga-horária de trabalho de 44,3% dos egressos é de mais de 40 horas/semanais e ganham em média cinco salários mínimos. Somente 13,3% atuam exclusivamente no serviço público. 77% afirmaram ter uma boa ou excelente satisfação com a Odontologia, apesar de apenas 23,4% avaliaram o mercado de trabalho como bom ou excelente e, aproximadamente, 81% dos egressos afirmaram não estarem preparados ou se sentiram parcialmente preparados para o mercado de trabalho ao se formar. Verificou-se uma desigualdade salarial entre gêneros. Quanto ao projeto pedagógico do curso, os entrevistados sugeriram inclusão de conteúdos de gestão em consultório particular e uma visão mais integrada do paciente. Conclui-se que os egressos tiveram uma rápida inserção no mercado de trabalho, apresentaram alta carga horária semanal de trabalho, ganho salarial e nível de satisfação com o mercado de trabalho progressivo ao tempo de formado. |
Abstract: | Each year, a large number of dental surgeons enter the job market, causing major changes, either through new forms of employment ties, ways of earning fees that once didn‟t exist or increased competition. Thus, research is needed to know how graduates of Dentistry / FFOE are dealing with such changes and what suggestions graduates would have to improve graduation in order to better qualify graduates for the job market that awaits them. The objective of this study was to characterize the profile of undergraduate graduates in Dentistry at the Federal University of Ceará / FFOE, formed between the years 2010 and 2018. A cross-sectional study was carried out with a socioeconomic questionnaire for the graduates from the period of 2010.1 a 2018.1, via email. A total of 169 dental surgeons from the 435 graduates were answered, with a predominance of 65% female. The majority (83%) were able to obtain employment within one month of graduation and has some academic qualification. The workload of 44.3% of the graduates is more than 40 hours / week and earn an average of five minimum wages. Only 13.3% work exclusively in the public service. 77% reported having a good or excellent dental satisfaction, although only 23.4% rated the job market as good or excellent, and approximately 81% of graduates said they weren‟t prepared or felt partially prepared for the job market when graduating. There was a gender pay gap. Regarding the pedagogical project of the course, the interviewees suggested inclusion of management content in a private practice and a more integrated view of the patient. It was concluded that the graduates had a rapid insertion in the labor market, presented high weekly workload, wage gain and level of satisfaction with the progressive labor market at the time of graduation. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46275 |
Aparece en las colecciones: | ODONTOLOGIA - Monografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_jpcaraujo.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.