Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46253
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Simulação in situ: ganho da autoconfiança de profissionais de enfermagem na parada cardiopulmonar
Título en inglés: In situ simulation: the gain of self-confidence by nursing professionals during cardiopulmonary arrests
Autor : Almeida, Mariana Nunes
Duarte, Tayse Tâmara da Paixão
Magro, Marcia Cristina da Silva
Palabras clave : Simulação;Treinamento por Simulação;Confiança;Cuidados Críticos;Equipe de Enfermagem
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Rev Rene
Citación : ALMEIDA, M. N. ; DUARTE, T. T. da P. ; MAGRO, M. C. da S. Simulação in situ: ganho da autoconfiança de profissionais de enfermagem na parada cardiopulmonar. Rev Rene, Fortaleza, v. 20, e41535, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: comparar a simulação in situ em relação à aula didática tradicional, no ganho da autoconfiança de profissionais da equipe de enfermagem, em situação de parada cardiopulmonar. Métodos: estudo quasiexperimental, não equivalente, desenvolvido em unidade de terapia intensiva e pronto socorro de hospital geral. A intervenção foi a simulação in situ. Para coleta de dados, adotou-se questionário de caracterização profissional, a autoconfiança avaliada pela escala Self-Confidence Scale. Considerou-se significativo resultados com p≤0,050. Resultados: participaram 37 profissionais de enfermagem. O grupo experimental pré-simulação se mostrou menos autoconfiante (3,4±0,6) quando comparado ao grupo controle (3,9±0,7). Entretanto, 30 dias após a intervenção, o grupo experimental mostrou a manutenção de ganho significativo da confiança (p=0,040). Conclusão: a autoconfiança dos profissionais de enfermagem, direcionada à assistência ao paciente em parada cardiopulmonar, melhorou significativamente com emprego da simulação in situ, quando comparada à aula didática tradicional, dialogada.
Abstract: Objective: to compare in situ simulation to the traditional didactic methodology, regarding the gain of selfconfidence of nursing team professionals regarding cardiopulmonary arrest. Methods: quasi-experimental nonequivalent study, developed in an intensive care unit and emergency room of a general hospital. The intervention was an in situ simulation. For data collection, a professional characterization questionnaire was used, and the self-confidence aspect was assessed by the Self-Confidence Scale. Results with p≤0.050 were considered significant. Results: 37 nursing professionals participated. The pre-simulation experimental group was less self-confident (3.4±0.6) when compared to the control group (3.9±0.7). However, 30 days after the intervention, the experimental group showed a significant gain in confidence (p=0.040). Conclusion: the self-confidence of nursing professionals with regards to assisting patients in cardiopulmonary arrest improved significantly with the use of an in situ simulation, when compared to the traditional didactic methodology, through dialogue.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46253
ISSN : 2175-6783 (On line)
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_mnalmeida.pdf284,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.