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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreitas, Daniel Brito de-
dc.contributor.authorMoreira, Heliomárzio Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:31:57Z-
dc.date.available2019-09-26T19:31:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, H. R. Minicurso de introdução à astronomia instrumental com kit para smartphone e telescópio. 2019.122 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46191-
dc.description.abstractOne of the gadgets most used by young people today are smartphones. In its objectives, the educational product presents the proposal of a practical mini-course of astronomy with the construction of an adapter and a spectroscope for the use with the smartphone in a telescope permeating the Maker culture, and "do it yourself”. The kit will be presented as a set of challenges for participants, who will need to do their projects with creativity, explore possibilities, and be experimenters who will learn from mistakes and hits. The cooperation work will help them to trade some ideas to develop some skills at the school ambient. The gadget’s camera with the astronomy apps associated with the technique of image taking, celestial objects identification, telescope handling and the kit, will help to register images of the stars, planets and the moon getting their related luminous specters by the telescope. The astronomy approach at the physics classes at the high school Physics classes is restricted to small stretches of optics and gravitation that are restricted to lunar and solar eclipses, or in the Laws of Kepler and Newton, depending on the school script and the school itself, without a significant contextualization for the student. While the astronomy is featured on big discoverys, those news pass far of the classroom. Meanwhile Astronomy is the subject of great breakthroughs and this news seems to go unnoticed in the classroom. From a proposal for the physics class are shown the possibilities of making images of the night sky involving observations to the telescope. Students are invited to attend a short course of four lessons with activities in the classroom and open-air, at times previously agreed with the School to involve the student with collaborative and investigative projects with challenges, assembling and application of tools that will aid in obtaining astronomical images and spectra with a smartphone. Applications, astrophotography techniques and experimental physics are used to understand the physical phenomena involved in the process of recording astronomical images. Concepts of optics, wave and astrophysics are introduced. Emphasis is given to light diffraction for image register. The evaluation is continued, occurring throughout the event, ending on a debate at the last day. The continue evaluation lasts for the whole event. There are some suggestions of activities with questions for those who want. At this form, on a more participative ambience, the registration of the stars, moon phases and planets possibility the contextualization of physics classes making them more attractive to the high school student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDifraçãopt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCriatividade na ciênciapt_BR
dc.titleMinicurso de introdução à astronomia instrumental com kit para smartphone e telescópiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm dos gadgets mais usados pelos jovens hoje em dia são os smartphones. Em seus objetivos, o produto educacional apresenta a proposta de um minicurso prático de Astronomia com a construção de um adaptador e um espectroscópio para o uso com o smartphone em um telescópio permeando a cultura maker, e “faça você mesmo”. O kit será apresentado como um conjunto de desafios para os participantes, que precisarão fazer seus projetos com criatividade, explorar possibilidades, sendo experimentadores que aprenderão com os erros e acertos. O trabalho em equipe auxilia na troca de ideias, que ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades no ambiente escolar. A câmera do gadget e os aplicativos de Astronomia associados a técnicas de obtenção de imagem, identificação de objetos celestes, o manuseio do telescópio e o kit ajudarão nos registros de imagens de estrelas, planetas e Lua e seus respectivos espectros luminosos pelo telescópio. A abordagem dos temas astronômicos em aulas de Física do Ensino Médio resume-se a pequenos trechos em óptica e gravitação que ficam restritos a eclipses lunares e solares, ou nas Leis de Kepler e Newton, dependendo do roteiro da aula e da escola, sem uma contextualização significativa para o estudante. Enquanto isso a Astronomia é tema em grandes descobertas e essas notícias parecem passar despercebidas em sala de aula. A partir de uma proposta para a turma de Física, são mostradas as possibilidades de se fazer imagens do céu noturno envolvendo observações ao telescópio. Os estudantes são convidados para participar de um minicurso de cinco encontros com atividades em sala de aula e a céu aberto, em horários previamente combinados com a Escola a envolver o estudante com projetos investigativos e colaborativos com desafios, montagem e aplicação de ferramentas que servirão de auxilio nas obtenções de imagens e espectros astronômicos com um smartphone. Aplicativos, técnicas de astrofotografia e Física experimental são usados na compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no processo de registro das imagens astronômicas. Conceitos de óptica, ondulatória e astrofísica são introduzidos. Dá-se destaque à difração da luz para o registro de imagens. A avaliação é continuada, ocorrendo por todo o evento, culminando em um debate no último dia. Há sugestões de atividades com questões para os que desejarem. Assim, em um ambiente mais participativo onde o registro de estrelas, das fases lunares e planetas possibilitam a contextualização das aulas de Física tornando-as mais atrativas ao estudante do Ensino Médio.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

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