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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Ana Ruth de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-26T17:49:45Z-
dc.date.available2019-09-26T17:49:45Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationBRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAto de filosofarpt_BR
dc.subjectJürgen Habermaspt_BR
dc.titleTeoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docentept_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é o resultado da minha experiên­cia como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a esti­mular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissio­nal enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexi­vos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação peda­gógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire.pt_BR
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