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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Brito, Ana Ruth de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T17:49:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T17:49:45Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Ana Ruth de Souza. Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 74-90. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46176 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ato de filosofar | pt_BR |
dc.subject | Jürgen Habermas | pt_BR |
dc.title | Teoria Habermasiana: contribuições para o pensar filosófico do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo é o resultado da minha experiência como educadora na área de formação de professores, somada a uma trajetória de pesquisadora. Foi com base na experiência construída como formadora de professores em nível superior que pude dimensionar a importância que tem o pensar filosófico, procurando na Teoria Habermasiana elementos pertinentes à complementação dessa formação. A busca de uma base teórica para fundamentar as questões e dilemas que envolveram a construção da epistemologia da prática pedagógica teve como resultado a aproximação com Jürgen Habermas. As reflexões e pressupostos teóricos relatados neste trabalho são explicitados de forma a estimular e aproximar cada vez mais estudos e pesquisas para o campo das ciências da educação com Jürgen Habermas, teórico ainda distante do foco de interesse dos formadores de professores. Iniciamos o trabalho trazendo uma reflexão sobre a importância do ato de filosofar no trabalho docente, em sua construção de identidade e conscientização profissional enquanto formador de seres pensantes críticos e reflexivos. A seguir, temos as perspectivas e contribuições das teorias apresentadas por Habermas que mais se aproximam do campo da educação, em especial para a formação de professores. Destacamos os paradigmas da racionalidade e em especial o paradigma do conhecimento e a ação pedagógica. Por último, o encontro com dois grandes teóricos do campo das ciências humanas: Jürgen Habermas com o pensador e educador Paulo Freire. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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