Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46175
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Movimento negro e educação inclusiva |
Autor(es): | Gomes, Ana Beatriz Sousa |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Movimento negro;Escola |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | GOMES, Ana Beatriz Sousa. Movimento negro e educação inclusiva. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 37-56. |
Resumo: | Neste artigo, abordaremos a relação entre movimento negro, política educacional e escola, enfocando de que modo o engajamento político dos docentes pode favorecer a construção de uma educação inclusiva e de mecanismos de superação do racismo latente na sociedade brasileira. Apresentaremos posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivência como educadora, dentro da seguinte ordem: Síntese Histórica da Educação do Afrodescendente no Brasil, Importância da Formação Docente para a Diversidade Cultural e a Política Educacional Brasileira, O Engajamento Político dos Educadores Militantes do Movimento Negro para uma Educação Inclusiva e A Pedagogia lnterétnica. Para isto, trataremos sobre os conceitos das categorias centrais, ou seja, movimento negro como moto social, educação como mecanismo de socialização popular e escola - uma instituição social criada para formar cidadãos. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46175 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_absgomes.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.