Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46175
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Movimento negro e educação inclusiva
Autor(es): Gomes, Ana Beatriz Sousa
Palavras-chave: Educação inclusiva;Movimento negro;Escola
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: GOMES, Ana Beatriz Sousa. Movimento negro e educação inclusiva. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 37-56.
Resumo: Neste artigo, abordaremos a relação entre movimen­to negro, política educacional e escola, enfocando de que modo o engajamento político dos docentes pode favorecer a construção de uma educação inclusiva e de mecanismos de superação do racismo latente na sociedade brasileira. Apresentaremos posições de pesquisadores, resultados de estudos e reflexões sobre nossa vivência como educadora, dentro da seguinte ordem: Síntese Histórica da Educação do Afrodescendente no Brasil, Importância da Formação Docente para a Diversidade Cultural e a Política Educacio­nal Brasileira, O Engajamento Político dos Educadores Mi­litantes do Movimento Negro para uma Educação Inclusiva e A Pedagogia lnterétnica. Para isto, trataremos sobre os conceitos das categori­as centrais, ou seja, movimento negro como moto social, educação como mecanismo de socialização popular e es­cola - uma instituição social criada para formar cidadãos. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46175
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_absgomes.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.