Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46098
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim |
Autor : | Mello, Cecília |
Palabras clave : | Cinema e arte;Movimento cultural;Espaço urbano |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC |
Citación : | MELLO, Cecília. Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 5, n. 1, p. 75-102, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | Esse artigo parte do movimento do cinema através da cidade para sugerir uma análise comparativa entre os filmes Os 12 trabalhos (Ricardo Elias, 2006) e Bicicletas de Pequim (Shi qi sui de dan che, Wang Xiaoshuai, 2001). Ambos empregam uma prática espacial sobre duas rodas, desvelando o espaço urbano real a partir de um personagem masculino que atravessa São Paulo e Pequim em uma motocicleta e em uma bicicleta, respectivamente. Além disso, esses filmes são unidos por um “estilo móvel” ou “em movimento” que parece emanar do próprio espaço urbano no qual se inserem. Ao se deslocarem através da cidade, movidos pelo trabalho, esses personagens criam trajetórias diversas, frequentemente pontuadas por encontros inesperados. A prática espacial é aqui indissociável do veículo no qual os personagens se deslocam. Com isso, a mobilidade e o mapeamento das cidades ganha um certo grau de velocidade e improviso – qualidades relacionadas aos veículos sobre duas rodas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46098 |
ISSN : | 2179 9938 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_cmello.pdf | 895,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.