Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994
Tipo: Tese
Título: Laboratórios de ciências/biologia nas escolas públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios
Autor(es): Mota, Maria Danielle Araújo
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave: Educação Básica;Laboratório de Ciências/Biologia;Ensino de Ciências/Biologia;Formação de professores;Políticas públicas
Data do documento: 2019
Citação: MOTA, Maria Danielle Araújo. Laboratórios de ciências/biologia nas escolas públicas do estado do Ceará (1997-2017): realizações e desafios. 2019. 196f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado trata da articulação entre a implantação e o desenvolvimento dos Laboratórios de Ciências nas escolas públicas do Estado do Ceará, assim como as implicações desta política educacional para a ação docente dos professores que atuam nos Laboratórios de Ciências/Biologia. O estudo é de natureza qualitativa, identificado como estudo de caso e elege como objetivo geral analisar a implantação e o desenvolvimento dos Laboratórios de Ciências nas escolas públicas do Estado do Ceará no período de 1997 a 2017, bem como as suas implicações na atualidade. São esses os objetivos específicos: analisar os documentos legais que regulamentaram a implantação e o desenvolvimento dos Laboratórios de Ciências nas escolas públicas do Estado do Ceará; identificar a realidade do Laboratório e sua articulação com o Ensino de Ciências/Biologia; e discutir as relações estabelecidas entre a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e as escolas de Educação Básica no âmbito da articulação teoria e prática. Para o alcance dos objetivos, o processo investigativo partiu da seguinte questão: como ocorreu a implantação e o desenvolvimento dos Laboratórios de Ciências nas escolas públicas do Estado do Ceará no período de 1997 a 2017? As informações, obtidas através de observações e entrevistas individuais, foram analisadas segundo as orientações da Análise Textual Discursiva – ATD. Participaram da pesquisa 5 (cinco) professores que estiveram envolvidos na implantação dos Laboratórios e 6 (seis) professores lotados atualmente nos Laboratórios nas três escolas pesquisadas. Após análises de documentos e das narrativas dos sujeitos, constatou-se que a implantação dos Laboratórios aconteceu no período 1997–2000, com a participação da SECITECE, SEDUC e professores da área de Ciências/Biologia, e foi marcada por desafios de ordem financeira e estrutural, mas foi possível concluir a compras de materiais e a formação para professores do Estado do Ceará através dos CVT e instalação dos Laboratórios nos Liceus. No período do desenvolvimento, de 2001 a 2007, políticas viabilizaram o processo de revitalização e construções de novos Laboratórios — recursos financeiros e as Portarias que organizaram a lotação de professores — evidenciando a importância da gestão escolar em monitorar as ações do docente no Laboratório de Ciências/Biologia. No entanto, ao analisar o período 2008-2017, nomeado de atualidade, constatou-se que, embora exista a Portaria de Lotação de professores, o espaço e o horário na escola, o uso do Laboratório de Ciências/Biologia é pontual para muitos dos sujeitos pesquisados. Concluiu-se que os gestores dessas escolas tiveram um papel fundamental no acompanhamento pedagógico e monitoramento das atividades realizadas, uma vez que eles podem contribuir com a ação docente no Laboratório, pois, através dos planejamentos pedagógicos, os professores são motivados a realizar atividades e a envolver outros professores, fortalecendo, assim, o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. A Tese defende que para que o Laboratório de Ciências/Biologia possa cumprir efetivamente sua função, contribuindo para aprendizagem dos estudantes, superando a fragmentação entre teoria e prática, propiciando um entendimento mais adequado sobre a Ciência e seus conteúdos (superando a perspectiva positivista), é necessária a integração de três elementos pedagógicos: a gestão escolar, a formação continuada docente e a participação ativa dos estudantes.
Abstract: This PhD research deals with the articulation between the implantation and the development of the Science Laboratories in the public schools of the State of Ceará, as well as the implications of this educational policy for the teaching action of the teachers who work in the Sciences/Biology Laboratories. The study is of a qualitative nature, identified as a case study and is chosen as a general objective to analyze the implantation and development of the Science Laboratories in the public schools of the State of Ceará from 1997 to 2017, as well as their implications at the present time. These are the specific objectives: to analyze the legal documents that regulate the implantation and development of the Science Laboratories in the public schools of the State of Ceará; identify the accomplishment of the Laboratory and its articulation with the Teaching of Sciences/Biology; to discuss the relations established between the Education Department of the State of Ceará and the schools of Basic Education within the articulation theory and practice. In order to reach the objectives, the investigative process started with the following question: how was the implantation and development of the Science Laboratories in the public schools of the State of Ceará between 1997 and? The information, obtained through observations and individual interviews, was analyzed according to the guidelines of the Discursive Textual Analysis - ATD. Five (5) teachers who were involved in the implantation of the Laboratories and 6 (six) teachers currently in the Laboratories participated in the three schools surveyed. After analysis of documents and the subjects' narratives, it was verified that the implementation of the Laboratories took place in the period 1997-2000, with the participation of SECITECE, SEDUC and professors in the area of Sciences/Biology, and was marked by financial and but it was possible to complete the purchase of materials and training for teachers in the State of Ceará through the CVT and installation of Laboratories in the Lyceums. During the development period, from 2001 to 2007, policies made possible the revitalization and construction of new Laboratories - financial resources and the Ordinances that organized the teaching staff - demonstrating the importance of school management in monitoring the actions of the teacher in the Science/Biology Laboratory. However, when analyzing the period 2008-2017, named current, it was found that, although there is the Teacher Loan Ordinance, space and time in school, the use of the Laboratory of Sciences/Biology is timely for many of the subjects. It was concluded that the managers of these schools had a fundamental role in the pedagogical monitoring and monitoring of the activities carried out, since they can contribute with the teaching action in the Laboratory, because, through the pedagogical plans, the teachers are motivated to carry out activities and the involve other teachers, thus strengthening the teaching of Science and Biology in Basic Education. The thesis argues that there are subsidies for the understanding of the potentials and limits of Science/Biology Laboratories as environments for students to participate, share and experience practices, and that school management believes that it is possible to improve teaching and learning processes. learning, motivating the teachers, through continuing education, to re-signify the space of the Science/Biology Laboratory in the school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45994
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_mdamota.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.