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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45985
Type: | Dissertação |
Title: | Sou capoeira: a construção de um novo fazer-se capoeirista analisado por meio das gravações de lps entre as décadas de 1980 a 1990 |
Title in English: | I am capoeira: the construction of a new capoeirista being analyzed through the recordings of lps between the decades of 1980 to 1990 |
Authors: | Belfante, Diego Bezerra |
Advisor: | Ribard, Franck Pierre Gilbert |
Keywords: | Capoeira;Canções Gravadas em LP;Campo Capoeirístico;Capoeira |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | BELFANTE, Diego Bezerra. Sou capoeira: a construção de um novo fazer-se capoeirista analisado por meio das gravações de lps entre as décadas de 1980 a 1990. 2018. 208f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Entre as décadas de 1980 a 1990 ocorreram transformações nas experiencias dos capoeiristas. Tais alterações podem ser presenciadas nas canções de capoeira. Por meio desse elemento fundamental para prática da capoeira podemos analisar como esse grupo constituem versões próprias paras as narrativas da história do Brasil e da capoeira. Durante o período que cobre nosso recorte foi possível observar o crescimento da capoeira que ocorreu concomitantemente a uma transformação social e cultural profunda na sociedade brasileira. Tais mudanças repercutiram na capoeira, fazendo assim emergirem novas práticas e visões sobre o que é ser um capoeirista. O que a carretou alterações das formas de como os capoeiristas se relacionam entre eles e com o resto da sociedade. Nessa perspectiva está pesquisa busca estudar as modificações no fazer-se do capoeiristas entre as décadas que o nosso recorte abrange. Usando como fonte para tal as gravações de LPs empreendidas de forma individual por mestres ou de maneira coletiva por grupos de capoeira. Portanto em nossa analise percebemos que, nas canções gravados em LPs nesse período, duas grandes temáticas ganham força se destacando das demais. Sendo ela a tradição e a liberdade. A contrário do que se possa pensar em um primeiro momento essas temáticas se conjugam como complementares. As construções narrativas das canções passam a usar a liberdade e a tradição como pedras angulares do discurso que a capoeira produz sobre si. Tal construção está intimamente ligada com a nova conformação do campo capoeirístico que se deu a partir do processo que pesquisamos. Portanto defendemos que a partir do processo de expansão da capoeira pelo Brasil e exterior em conjunto com a emergência de um novo cenário para os movimentos sociais e culturais a partir do final da década de 1970 alteram profundamente capoeira de forma a fazer dessa prática vinculada a um ideal de liberdade que a tradição serve como legitimador. |
Abstract: | Between the 1980s and 1990s, changes occurred in the experiences of capoeiristas. Such changes can be witnessed in capoeira songs. Through this fundamental element for the practice of capoeira we can analyze how this group constitute own versions for the narratives of the history of Brazil and capoeira. During the period covered by our clipping, it was possible to observe the growth of capoeira that occurred concomitantly with a deep social and cultural transformation in Brazilian society. These changes reverberated in capoeira, thus creating new practices and visions about what it is to be a capoeirista. What made her change the way the capoeiristas relate to each other and to the rest of society. From this perspective this research seeks to study the changes in the making of the capoeiristas between the decades that our clipping covers. Using as a source the recordings of LPs undertaken individually by masters or collectively by groups of capoeira. Therefore, in our analysis we noticed that, in the songs recorded in LPs in this period, two major themes gain strength and stand out from the others. It is tradition and freedom. Contrary to what one might think at first, these themes combine as complementary. The narrative constructions of the songs begin to use freedom and tradition as the cornerstones of the discourse that capoeira produces about itself. Such construction is closely linked with the new conformation of the capoeirístico field that has taken place from the process that we investigated. Therefore, we defend that from the process of expansion of capoeira by Brazil and abroad together with the emergence of a new scenario for social and cultural movements from the end of the 1970s deeply alter capoeira in order to make this practice linked to a ideal of freedom that tradition serves as legitimizer. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45985 |
Appears in Collections: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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