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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45955
Tipo: | TCC |
Título : | Proposta de estruturação de um manual para padronização de ferramentas e processos enxutos para um canteiro de obras. |
Autor : | Fernandes, Nádia Braga de Lima Saraiva |
Tutor: | Elias, Sérgio José Barbosa |
Co-asesor: | Valente, Caroline Porto |
Palabras clave : | Construção civil - Controle de qualidade;Construção civil – Planejamento;Construção civil - Manuais, Guias, etc;Padronização |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | FERNANDES, Nádia Braga de Lima Saraiva. Proposta de estruturação de um manual para padronização de ferramentas e processos enxutos para um canteiro de obras. 2014. 111 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O atual cenário da construção civil consiste em um ambiente de alta competitividade, no qual o mercado está cada vez mais exigente com relação a qualidade dos produtos e os clientes internos têm demandado melhores condições de trabalho. Dessa forma, as empresas da indústria da construção devem buscar diferenciais que possam destacá-las em relação às demais. Assim, a aplicação dos conceitos da construção enxuta surge como importante alternativa para minimizar desperdícios, aumentar a eficiência e gerar mais valor para os clientes. Com base nisso, a estratégia de pesquisa utilizada foi a Design Science Research, que teve o objetivo de propor a estruturação de um manual para padronização das ferramentas e processos enxutos aplicados em um canteiro de obra e, após isso, avaliar a implementação dos padrões propostos. Assim, a metodologia para elaboração dessa proposta consiste em: caracterização da pesquisa, proposta de estruturação de um manual para padronização de ferramentas e processos enxutos, confecção do Manual Prático de Processos e Procedimentos de Lean Construction e a realização de auditorias após a implantação do Manual. Por fim, após a compilação dos resultados, observou-se que os objetivos estabelecidos foram alcançados, já que se conseguiu caracterizar o cenário inicial do Lean Construction dentro da empresa, definiu-se os padrões para o uso das ferramentas enxutas, estruturou-se o Manual Prático de Processos e Procedimentos e avaliouse o desempenho dos empreendimentos após a implantação desses padrões. Apesar disso, não foi possível evidenciar e correlacionar as notas das avaliações dos canteiros com a implantação do Manual, por conta das limitações da pesquisa. |
Abstract: | The current scenario of construction industry consists on a high competitive environment, on which the market is increasingly demanding more quality of products and the internal clients (workers) demand better work conditions. Thereby, companies of this sector must find differentials so they can stand out from the others. Therefore, the application of the concepts of Lean Construction appears as an important alternative to minimize waste, increase efficiency and generate more value for their clients. Based on that, the research strategy used was the Design Science Research, which goal was to establish the structuralization of a manual to standardize lean tools and processes applied on construction sites and, after that, to evaluate the proposed standards’ implementation. Thereby, the methodology for the preparation of this paper consists on: characterization of the research, proposition of a manual’s structure to standardize lean tools and processes, production of the Practical Manual of Processes and Procedures of Lean Construction and conduction of lean audits after the Manual's implementation. Finally, after compiling the results, it has been observed that the established goals were accomplished, since it has been able to characterize Lean’s initial scenario in the company, to set standards for lean tools, to structure the Manual and to evaluate the performance of the buildings after standards’ implementations. Nevertheless, it was not possible to evidence and correlate the evaluation of the grades with the Manual's implementation, because of the research's limitations. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45955 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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